1 litro de leite sustenta 10 bebês: Veja como doar na Grande Florianópolis

Um litro de leite é capaz de sustentar 10 bebês prematuros. O dado é do Ministério da Saúde, em alusão à esta quinta-feira (19) data que é celebrado o Dia Nacional de Doação do Leite Humano. O dia foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 13.227 de 2015.

O ND+ buscou dados dos quatro bancos de leite da Grande Florianópolis. Os locais são: o HU-UFSC (Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina), o Hospital Regional de São José, a Maternidade Carmela Dutra e o Hospital Infantil Joana de Gusmão. Nos locais, mães que estão com a produção de leite em excesso podem doar o alimento que irá ajudar a salvar a vida de bebês prematuros.

Um litro de leite humano é capaz de amamentar 10 bebês – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

De acordo com a SES/SC (Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina), os estoques de banco de leite estão bons na região, principalmente após a queda de doação durante a pandemia de Covid-19.

No HU, há estoque para aproximadamente 25 dias. O local trabalha em parceria com a Maternidade Carmela Dutra que é o local que fornece o leite humano pasteurizado, uma vez que o HU ainda não conta com o processo de pasteurização.

Segundo o Hospital, a Maternidade Carmela Dutra fornece frequentemente leite pasteurizado e, o HU, em troca, busca doadoras e encaminha ao banco de leite da maternidade, para garantir mais doação.

Na Maternidade Carmela Dutra, há cerca de 40 doadoras cadastradas. Recolhendo cerca de 120 litros de leite doados por mês. No Hospital Regional, o estoque chega a 70 litros. Já no Hospital Infantil Joana de Gusmão, a SES explicou que o estoque está normalizado, mas não passou dados sobre o armazenamento.

Como doar?

Para doar as mães devem entrar em contato por telefone. Os contatos são:

Maternidade Carmela Dutra – (48) 3664-3920 (telefone e WhatsApp)

Hospital Infantil Joana de Gusmão – (48) 98879-6165 (telefone e WhatsApp)

Hospital Regional de São José – (48) 3664-9784 (telefone e WhatsApp).

No contato, as/os profissionais disponíveis farão o cadastramento e darão encaminhamentos para a doação.

A importância

De acordo com o site oficial do Ministério da Saúde, a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição.

O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.

Para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado. O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.

O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – rBLH-BR é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com o Instituto Fernandes Figueira – IFF/Fiocruz, e atualmente integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno – PNAISC. Ao todo, são 222 bancos de leite humano presentes em todos os estados brasileiros e, ainda, 217 postos de coleta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.