Semana de Enfermagem do Coren leva oficina de estética e coral à Blumenau


Eventos para troca de conhecimentos sobre a profissão acontecem por todas as regiões Os profissionais e estudantes de enfermagem de Blumenau, no Vale do Itajaí, receberam as atividades da Semana de Enfermagem em 2023. Durante a noite de quarta-feira (17) e a quinta-feira (18), o público teve acesso a palestras, oficinas e uma atividade musical, com o objetivo de estimular a troca de experiências e conhecimentos entre as pessoas envolvidas na rotina da profissão.
> Semana da Enfermagem 2023 passa por Curitibanos com cultura e conhecimento
A Semana da Enfermagem é um evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC). Desta vez, a abertura do evento aconteceu no auditório do Senac, de Blumenau, e contou com uma palestra magna da vice-presidente da Instituição, Sandra Regina da Costa. Durante a fala, a profissional se pronunciou em defesa ao Sistema Único de Saúde (SUS), e também mencionou a importância das boas condições de trabalho para os enfermeiros e técnicos.
Ainda, Sandra destacou dados sobre o crescimento da atuação da enfermagem, tanto no Brasil quanto em Santa Catarina. Segundo ela, atualmente, o país possui quase três milhões de profissionais no Brasil, com 75 mil deles apenas atuando em Santa Catarina.
O evento também foi marcado por um momento de alegria e cultura. A atração musical da vez foi a apresentação do coral Sexteto Vozes ao Vento, que conta com a participação do enfermeiro Jerry Schmitz. A passagem por Blumenau compõe a programação da Semana da Enfermagem do Coren-SC. Durante todo o mês de maio, o Conselho percorre todas as regiões do Estado com oficinas, palestras e atividades culturais.
Oficinas oportunizam conteúdo e conhecimento
O encerramento da passagem da Semana de Enfermagem do Coren/SC por Blumenau foi marcado por uma oficina de Estética para profissionais e estudantes da área. A atividade foi ministrada pelos enfermeiros André Barreto e Leonardo Alves.
De acordo com Leonardo, o momento foi produtivo e o permitiu falar com os presentes sobre enfermagem estética, uma área nova, mas que tem crescido intensamente e se tornado uma oportunidade importante para os profissionais da área.
“Falamos sobre a legislação da estética e sobre harmonização facial e corporal. Ainda, apresentamos um procedimento estético injetável de microvasos, e fizemos uma prática com manequim, em que os participantes puderam simulá-lo na prática”, conta.
Já André Barreto comentou que, como enfermeiro esteta, poder falar sobre a profissão é essencial. Segundo ele, a área tem quebrado o tabu de que enfermeiros são incapazes de fazer procedimentos mais invasivos.
“Eu pude trazer ao público as técnicas de aplicação, tipos de preenchedores e produtos utilizados, riscos, e a autonomia do profissional enfermeiro. Acho que esse tema foi muito importante para mostrar que o enfermeiro é capacitado, tão quanto qualquer outro profissional”, destaca André.
Outras passagens por SC
Antes de Blumenau, a Semana de Enfermagem fez sua passagem por Chapecó, no Oeste Catarinense. As atividades aconteceram entre terça e quarta-feira (16 e 17). As atividades em Chapecó foram marcadas por uma palestra, ministrada pela vice-presidente do Coren-SC, Sandra Regina da Costa, e um show da cantora chapecoense Laura Tereza. Já na quarta-feira (17), às 8h, os profissionais e estudantes presentes no evento puderam acompanhar uma palestra sobre Design Thinking e Design de Serviço para a Enfermagem, do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo do Coren-SC.
No início da semana, a primeira cidade a receber a Semana da Enfermagem foi Curitibanos, na segunda-feira (15). A programação incluiu uma palestra com a vice-presidente do Coren, e um show da Fábrica de Gaiteiros. No dia seguinte, na terça-feira (16), as atividades ocorreram na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curitibanos, com duas oficinas sobre Práticas Integrativas e Complementares (PIC): Cuidando do Cuidador e Cuidados Paliativos.
Para acompanhar as novidades sobre a Semana da Enfermagem e o Coren/SC, basta acessar o site da instituição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.