Com 224 vagas para SC, inscrições para Mais Médicos começa sexta-feira (26)

O edital do Programa Mais Médicos foi lançado nesta segunda-feira (22). O governo federal abriu 5.900 vagas para todo país. Destas, 224 são para Santa Catarina, onde os profissionais vão se dividir em 114 cidades. A inscrição começa na próxima sexta-feira (26) e vai dia 31 de maio.

Programa Mais Médicos vai selecionar 224 profissionais para Santa Catarina e quase 6 mil par todo país. – Foto: Envato/Reprodução/ND

Os profissionais selecionados vão receber uma bolsa de R$ 12.386,50, com contratos de 48 meses, podendo ser renovado por mais 48.

A prioridade do programa é para profissionais formados no Brasil. Mas também contemplará médicos estrangeiros, que puderem comprovar a formação. Para o governo, o edital aberto é para “recompor vagas ociosas dos últimos quatros anos”. Além disso, mil dessas vagas serão para atender a região da Amazônia.

Novidades

O edital trouxe algumas mudanças, com relação a seletiva anterior. A primeira é o tempo de contrato que passou de três para quatro anos. Também o direito de licença maternidade de seis meses e paternidade de 20 dias.

Para aqueles profissionais que desejam se especializar, o governo vai oferecer Especialização em medicina da Família e Comunidade e a possibilidade de mestrado em Saúde da Família.

Para participar é preciso ter diploma de medicina com habilitação para exercício da profissão. Para estrangeiros é preciso que esteja autorizado a atuar no exterior. Também não pode possuir pendências criminais seja na Justiça Federal ou Estadual, nos últimos seis meses. E a mesma regra para a Justiça Eleitoral.

Como inscrever

Os profissionais tem de sexta (26) até 31 de maio para se inscrever exclusivamente pela internet no portal do Ministério da Saúde, na página criada para o Programa https://maismedicos.saude.gov.br/.

O primeiro passo será preencher um formulário. Com a aceitação da inscrição, o profissional vai indicar dois locais que pretende atuar. Como critérios de prioridades, o Ministério da Saúde, vai considerar como prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

O processo seletivo deve acontecer em junho e a expectativa do governo é que os quase 6 mil profissionais comecem a trabalhar até o fim do mesmo mês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.