Após denúncia de trabalho insalubre, obras do CBEA são retomadas em Joinville

Após permanecer quase um mês paralisada, as obras no CBEA (Centro de Bem-Estar Animal) foram retomadas em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A paralisação ocorreu após a empresa terceirizada, que presta o serviço à prefeitura, ser denunciada por péssimas condições de trabalho. O caso é investigado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).

Obras foram retomadas em 29 de março – Foto: Thiago Bonin/NDTV

Segundo a prefeitura, assim que a Sama (Secretaria de Meio Ambiente) foi informada por meio da imprensa sobre supostas irregularidades na obra, a empresa, a Construtora Azulmax, foi notificada para que prestasse esclarecimentos e a obra foi imediatamente paralisada.

A empresa terceirizada afirma que entregou todos os documentos solicitados ao MPT e que apresentou provas de que todos os funcionários estavam contratados de forma regular.

No último dia 29 de março, as obras retornaram com autorização da prefeitura. O retorno ocorreu após a empresa responsável pela obra encaminhar todas as informações solicitadas. A Sama informa que colaborou com as investigações do MPT (Ministério Público do Trabalho) que realiza a investigação da denúncia.

Obra ficou quase um mês paralisada – Foto: Thiago Bonin/NDTV

A Sama também comenta que para este retorno foi realizada a revisão total do Plano de Trabalho, incluindo adequações e melhorias no planejamento elaborado pela empresa, incluindo cronograma, detalhamento da forma de transporte e alimentação dos trabalhadores e reforço nos procedimentos de segurança. A obra está em fase final.

Segundo Sama, obras já estão em sua fase final – Foto: Thiago Bonin/NDTV

Confira a nota completa da Prefeitura de Joinville

A Secretaria de Meio Ambiente informa que a obra de ampliação da sede do Centro de Bem Estar Animal de Joinville, contratada por meio do Edital 112/2020, está na fase final. Estão sendo realizados ajustes de acabamento e finalização.

O objeto do contrato é a realização da construção de edificações de alvenaria e pavimentação de passeio a arruamento do CBEA, possibilitando a melhoria da estrutura física existente e aumento da capacidade de atendimento. A execução é responsabilidade da empresa que venceu o processo licitatório, a Construtora Azulmax Ltda.

A obra teve início após a emissão da Ordem de Serviço, que foi realizada em 19/2/2021.

Assim que a SAMA foi informada por meio da imprensa sobre supostas irregularidades na obra, a empresa foi notificada para que prestasse esclarecimentos e a obra foi imediatamente paralisada.

A empresa responsável pela obra encaminhou todas as informações solicitadas. A SAMA colaborou com as investigações, repassando todos os dados solicitados ao Ministério Público do Trabalho, que também atuou na investigação da denúncia.

Após a revisão total do Plano de Trabalho, incluindo adequações e melhorias no planejamento elaborado pela empresa, incluindo cronograma, detalhamento da forma de transporte e alimentação dos trabalhadores e reforço nos procedimentos de segurança, a obra foi retomada em 29 de março.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.