Estudo sobre reabertura do Canal do Linguado será apresentado nesta segunda

Um estudo sobre os impactos de uma possível reabertura do Canal do Linguado vai ser apresentado nesta segunda-feira (29) para o Conselho das Entidades de Joinville. Com o projeto de duplicação da BR-280 em andamento, a discussão sobre esse assunto foi retomada.

Canal Do Linguado, em Balneário Barra do Sul, está fechado desde 1935 – Foto: Prefeitura Balneário Barra do Sul/Divulgação/ND

A situação na Baía Babitonga é histórica e se arrasta desde 1935, quando o canal foi fechado por um aterro para permitir a passagem da estrada de ferro.

Isso resultou numa série de problemas ecológicos para a baía e para a laguna da Barra do Sul pela interrupção do fluxo das correntes de maré que tinham grande influência da dinâmica da região.

Hoje se discute a reabertura do canal para voltar a permitir o fluxo normal das correntes de maré. O estudo vai ser apresentado pelo professor e doutor Cláudio Tureck, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.

O especialista vai esclarecer o status do novo estudo de modelagem contratado para o Canal do Linguado, que está sendo executado pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), ganhadora do termo de referência.

A reunião do Conselho das Entidades vai contar com a participação dos deputados estaduais e federais da região Norte. O evento será realizado na Acomac Joinville às 8h30.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.