Surf: manezinho conquista título nas ondas de Baía Formosa

O manezinho Lucas Vicente, 21 anos e a paulista Sophia Gonçalves, 17, conquistaram os títulos do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa no sábado (27) no Rio Grande do Norte. As suas primeiras vitórias no Circuito Brasileiro foram em finais contra surfistas do Nordeste, a paraibana Ana Lu Silva, 16 anos, e o potiguar Deyvson Santos, 28.

Lucas já tinha barrado um local de Baía Formosa nas semifinais, Deryck Vitor, 21 anos, depois derrotou o natalense por apenas 1 ponto de diferença, 14,57 a 13,57. O catarinense assumiu a liderança no ranking da Taça Brasil 2023 e Sophia subiu para o segundo lugar, com a carioca Julia Duarte se mantendo na primeira posição.

Surf manezinho e paulista: Lucas Vicente e Sophia Gonçalves vencem o CBSurf Pena Pro Baía Formosa no Rio Grande do Norte – Foto: Lima Junior / Limagenspro

As decisões dos títulos do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, foram disputadas por surfistas que nunca tinham feito finais em etapas do Circuito Brasileiro Profissional.

Lucas Vicente já tinha se sagrado campeão mundial Pro Junior da World Surf League em 2019, mas essa foi a sua primeira vitória no Brasil. E o catarinense teve muito trabalho para conseguir esse feito inédito, pois enfrentou os dois melhores potiguares do campeonato, o local Deryck Vitor, nas semifinais e o natalense Deyvson Santos na decisão.

Lucas Vicente foi o grande campão no masculino da segunda etapa da Taça Brasil – Foto: Lima Junior / Limagenspro

“É emoção demais. No ano passado, eu não consegui meus principais objetivos e esse ano foi tudo na base da disciplina, do trabalho, renúncia, só com a minha família, com quem realmente ficou comigo durante esses anos. Quero agradecer minha equipe inteira que nunca duvidou de mim, as empresas que estão na minha prancha que sempre acreditaram em mim, minha namorada, todo mundo que me ajudou e vamos pra próxima. Esse foi só o início de uma reviravolta na minha vida. Obrigado Senhor” – disse Lucas Vicente, logo que saiu do mar.

A paulista Sophia Gonçalves foi criada nas ondas da Praia de Maresias, onde surgiu o tricampeão mundial Gabriel Medina. Ela não vinha conseguindo bons resultados na transição da sua carreira do amador para a categoria profissional.

Nas direitas do Pontal de BF, Sophia conseguiu mostrar todo o potencial do seu surfe de backside, para conquistar no CBSurf Pena Pro Baía Formosa, a sua primeira vitória no Circuito Brasileiro Profissional.

Sophia Gonçalves subiu para o segundo lugar geral do ranking da Taça Brasil 2023 – Foto: 423047_1060755_0527_sophiagonA_alves_semi_cbsurf_pena_pro_bf_foto_lima_junior_web_

PREMIAÇÕES IGUAIS

Deryck Vitor dividiu o terceiro lugar com o paulista Alex Ribeiro, que tinha barrado o outro surfista de Baía Formosa, Adauto Sena, nas quartas de final. Pelo terceiro lugar no CBSurf Pena Pro Baía Formosa, Deryck e Alex, bem como a catarinense Alexia Monteiro e a paranaense Nathalie Martins, que perderam nas semifinais femininas, receberam o mesmo prêmio de 7.500 Reais.

Lucas Vicente e Sophia Gonçalves ganharam 20.000 Reais pelas vitórias e os vice-campeões, Deyvson Santos e Ana Lu Silva, levaram 10.000 Reais.

O manezinho Lucas Silva segue na briga por uma das vagas na elite do surf nacional em 2024 – Foto: Lima Junior / Limagenspro

Os eventos da Confederação Brasileira de Surf são realizados com premiações iguais para homens e mulheres nas mesmas colocações. Certamente, é um grande incentivo para o crescimento do surfe feminino, como para a jovem paraibana representante da comunidade indígena da Baía da Traição, de apenas 16 anos de idade, que recebeu 10.000 Reais pelo seu trabalho em Baía Formosa.

Duas semanas atrás, Ana Lu Silva foi campeã da categoria Sub-18 da primeira etapa do Circuito Brasileiro Surf de Base da CBSurf em Pernambuco.

A decisão masculina começou com as ondas demorando mais para entrar no Pontal de BF. Mas, Deyvson Santos acha uma boa para atacar forte de frontside, com um rasgadão, uma batida, outra mais explosiva no pocket da onda e ainda faz mais duas para receber nota 8,00.

Só que Lucas Vicente deu o troco com três pancadões verticais de backside, que valem 8,50. O catarinense assumiu a ponta quando restavam 15 minutos para o término e só entrou outra série 5 minutos depois.

Deyvson arrisca um aéreo, faz o giro no ar, aterrissa e ganha 5,57 para retomar a liderança. Lucas vem na onda de trás e usa seu backside agressivo de novo nas direitas do Pontal, voltando ao primeiro lugar com nota 6,07.

O potiguar Deyvson Santos conquistou o vice-campeonato na etapa de Baía Formosa da CBSurf Taça Brasil – Foto: (Lima Junior / Limagenspro

Quando soou o sinal dos 5 minutos finais, Deyvson precisava de 6,58 para vencer, numa espera agonizante pelas próximas ondas, que demoraram para entrar mais uma vez. O potiguar só pegou uma quando restavam 20 segundos, era pequena, ele ainda tentou aproveitar ao máximo, mas não conseguiu tirar a vitória de Lucas Vicente por 1 pontinho de diferença, no placar encerrado em 14,57 x 13,57 pontos.

TAÇA BRASIL 2023

Após as duas primeiras etapas da Taça Brasil 2023 no Nordeste, mais quatro estão programadas para definir os 22 homens e 7 mulheres que se classificarão para a elite nacional do Dream Tour 2024, a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf.

A terceira será nos dias 10 a 13 de agosto no estado de São Paulo, em praia ainda a confirmar. Depois, tem duas em Santa Catarina, de 11 a 17 de setembro em São Francisco do Sul e de 6 a 12 de novembro em Garopaba. Já a última etapa será novamente o CBSurf Taça Brasil Pena Pro Paracuru, nos dias 4 a 10 de dezembro no Ceará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.