Veja o que está sendo feito e até quando vão às obras na Via Expressa

Já está na reta final o trabalho realizado na Via Expressa (BR-282), em Florianópolis, que prevê reforço e contenção das encostas da região do Morro da Caixa.

Obras na Via Expressa

Obra de contenção da encosta, na Via Expressa, em Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/ND

Ao menos no que diz respeito ao prazo de entrega da obra, o prazo já está no final. De responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infrasestrutura), em Santa Catarina, o local apresentou vários deslizamentos entre o final de 2022 e o início de 2023, período de intensas chuvas em toda a região Sul do País. O contrato foi assinado em 5 de janeiro, de maneira emergencial, com previsão de entrega em 145 dias.

Quem passa pela região da rodovia, logo após a saída da Ilha de Santa Catarina, repara o trabalho que está sendo realizado em várias etapas e de maneira fracionada, onde foram identificados pontos mais críticos.

Segundo o contrato que foi feito a partir de dispensa de licitação em função da emergência em questão, o trecho corresponde ao quilômetro 0 até o 5,4, próximo ao limite entre Florianópolis e São José.

No momento os trabalhos estão sendo feitos no lado direito de quem sai da ilha, mas há a previsão que os reparos sejam feitos no lado oposto, à direita de quem ingressa na ilha.

Veja mais imagens

Obra sendo realizada em Florianópolis, na altura do Morro da Caixa, às margens da Via Expressa - Leo Munhoz/ND
1 5

Obra sendo realizada em Florianópolis, na altura do Morro da Caixa, às margens da Via Expressa – Leo Munhoz/ND

Obras na Via Expressa: ainda sem data para a entrega - Leo Munhoz/ND
2 5

Obras na Via Expressa: ainda sem data para a entrega – Leo Munhoz/ND

Obra de contenção e reparo na encosta do Morro da Caixa - Leo Munhoz/ND
3 5

Obra de contenção e reparo na encosta do Morro da Caixa – Leo Munhoz/ND

Obra teve início após assinatura de contrato emergencial - Leo Munhoz/ND
4 5

Obra teve início após assinatura de contrato emergencial – Leo Munhoz/ND

Obra está sendo realizada e ainda deve demorar para ser entregue - Leo Munhoz/ND
5 5

Obra está sendo realizada e ainda deve demorar para ser entregue – Leo Munhoz/ND

Funcionários desconhecem

Apesar da informação apurada e confirmada junto ao Dnit-SC, os operários que atuam no local admitem “não saber” do que está previsto para fazer do outro lado. Segundo eles, aquela ordem de serviço executada nesse momento, refere o lado direito de quem sai da ilha.

Interferência no trânsito e ‘demora’

O intenso fluxo de quem sai da ilha, final da tarde, dificilmente passa incólume ao engarrafamento que, por vezes, acontece no local onde a obra está sendo realizada.

Com o estreitamento parcial da pista, o fluxo de veículos acaba sendo retido em um dos pontos onde está sendo realizado o trabalho. Além disso, a rua Álvaro Tolentino, que fica à marginal da BR-282, está temporariamente bloqueada para que a encosta seja devidamente amparada.

A reportagem do ND+ esteve no local, a bordo de uma bicicleta, e constatou com alguns moradores e transuintes a demora para execução.

“Essa obra aí, além de atrapalhar o trânsito, não fica pronta nunca e eu duvido que resista a uma sequência de dias de chuva, como somos acostumados a ver aqui em Florianópolis”, contou uma moradora do Morro da Caixa, que pediu para não ser identificada.

Já um outro pedestre que passava no local ainda lembrou que acha “curioso” que apesar de toda a preocupação com as encostas, não há projeto nem obra prevista para a circulação de pedestres pelas margens do trecho.

Obra com quase 100 km de extensão

Ainda conforme o contrato que a reportagem do ND+ teve acesso, os trabalhos de reparo e contenção de encostas se estendem pela rodovia BR-282.

Há um raio de atuação de quase 100 km de extensão. Além da Via Expressa, os trabalhos executados pela empresa paranaense Neovia Infraestrutura se estendem do quilômetro 15,5, em Palhoça, até o 103,8, em Alfredo Wagner. O valor total da contratação do serviço é de R$ 50,5 milhões e esse valor faz referência ao orçamento de julho de 2022.

Em contato com a assessoria do Dnit, no entanto, não há a confirmação da data de entrega das reformas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.