Polêmicas sobre Plano 1.000 hoje na Alesc

A semana começa com grande expectativa nos meios políticos e parlamentares sobre dois principais temas polêmicos envolvendo o governo Jorginho Mello. Está marcada para hoje, às 11 horas, a realização de audiência pública conjunta da Assembleia Legislativa com a Federação Catarinense dos Municípios – Fecam – para análise da situação do Plano 1.000, dos pagamentos efetivados ou pendentes pelo PIX e a situação das estradas estaduais.

Plano 1000 é objeto de audiência pública na Alesc – Foto: Governo de SC/Divulgação/ND

Estarão presentes os secretários Cleverson Sievert e Estenner Soratto, que atualizarão os presentes sobre os recursos já liberados e aqueles programados pelo novo governo sobre obras contratadas e pendentes de pagamentos.

Falarão a grande número de prefeitos e secretários municipais e lideranças regionais, todos interessados em informações atualizadas, em função de obras e serviços paralisados desde o final do ano passado.

O governador vem realizando audiências individuais com os prefeitos nas viagens ao interior, mas há muitas dúvidas sobre a liberação dos recursos. O “confessionário” funcionou no oeste e no sul de Santa Catarina, e vai continuar neste fim de semana com novas audiências individuais.

O problema das transferências do Plano 1.000 encontra duas realidades distintas: de um lado, os prefeitos angustiados pela definição dos convênios firmados e das transferências a serem efetuadas; de outro, o governo emparelhado pela carência de recursos e por duas decisões que são consideradas preocupantes. Uma auditoria especial instaurada pelo Tribunal de Contas e o julgamento de ação sobre o Plano 1.000 e o Pix, pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.