Quatro suspeitos de fraudes bancárias são alvos de operação da PF em SC

Quatro pessoas de Santa Catarina foram alvo de mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (30) em uma operação da PF (Polícia Federal) para combater fraudes bancárias eletrônicas. No Estado, dois mandados foram cumpridos em Joinville, um em Araquari e outro em Balneário Camboriú, cidades do Norte e Litoral Norte.

Ao todo, operação cumpre 51 mandados de busca e apreensão, em 17 estados e no Distrito Federal – Foto: PF/Divulgação/ND

Batizada de Não Seja um Laranja 2, a Polícia Federal deflagrou a operação com apoio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e seus bancos filiados, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país.

A operação contou ainda com o apoio da Interpol por meio do IFCACC-Interpol (Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção).

Ao todo, as Policiais Federais e Civis cumprem 51 mandados de busca e apreensão, em 17 estados e no Distrito Federal, no contexto de investigações de pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

De acordo com a PF, nos últimos anos, o órgão de segurança detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, onde as pessoas “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

As penas para quem se torna um “laranja” podem chegar a oito anos de prisão, mais multas, e ainda serem agravadas se os crimes forem praticados com o uso de servidor mantido fora do Brasil, ou ainda se a vítima for uma pessoa idosa ou vulnerável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.