Decoração em pequenos ambientes: 3 dicas de conforto e praticidade

Pequenos ambientes, grandes ideias. Não é preciso estudo especializado para comprovar que os imóveis, sejam apartamento ou casa, estão cada vez menores. Ainda assim, dados do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP) confirmam. Na capital paulista, há moradias que ocupam áreas entre 30 e 45 metros quadrados.

Pequenos ambientes são valorizados com boa decoração

Plantas pequenas têm a vantagem de facilitar na decoração e limpeza – Foto: Divulgação/AM Construções

Para se ter uma ideia, na década de 1970, os imóveis tinham em média 100 metros quadrados. O fato de ser a maior cidade do país, até justifica essa tendência em São Paulo. Mas essa característica tende a se espalhar, sobretudo em caso de capitais, como Florianópolis, por exemplo.

Não é raro na capital catarinense encontrar disponível para compra ou aluguel, apartamentos com 60 ou 50 metros quadrados. São pequenos ambientes, mas é claro que sempre dependerão da localização.

Dito isso, resta fazer o melhor possível em termos de decoração, a fim de deixar o ambiente o mais agradável possível. E é possível sim, ter conforto em espaços pequenos. Segue três artifícios que sempre funcionam para casos desse tipo. Confira!

Pequenos ambientes são valorizados com espelhos, por exemplo

Espelhos ajudam a dar mais amplitude ao imóvel – Foto: Foto: Cláudia Couto/Divulgação

Pequenos ambientes, grande espaço

Espelhos: Os espelhos são ótimos recursos de decoração para ambientes pequenos, pois ajudam a criar uma sensação de espaço e amplitude. Eles refletem a luz natural e artificial, fazendo com que o ambiente pareça maior e mais iluminado. Além disso, os espelhos também podem ser utilizados como elementos decorativos, com molduras elegantes e formatos diferentes, adicionando estilo e personalidade ao espaço.

Prateleiras e nichos são opções para ganhar espaço de armazenamento – Foto: Fernando Willadino/ND

Prateleiras e nichos: Prateleiras e nichos são soluções práticas e funcionais para a decoração de pequenos ambientes. Eles aproveitam espaços verticais, liberando áreas no chão e nas superfícies, o que é essencial para ambientes compactos. Além de fornecerem espaço extra de armazenamento, as prateleiras e nichos podem ser decorados com objetos decorativos, livros, plantas e outros itens que reflitam o estilo e a personalidade do ambiente.

Cores claras deixam o ambiente leve e delicado – Foto: Reprodução

Cores claras e tons neutros: Ao escolher as cores para pequenos ambientes é recomendável optar por tonalidades claras e neutras. Cores claras, como branco, bege e tons pastel, ajudam a criar a sensação de amplitude, pois refletem a luz, iluminando o espaço. Além disso, tons neutros proporcionam uma base versátil, permitindo que você adicione toques de cor através de acessórios, como almofadas, cortinas ou objetos decorativos, sem sobrecarregar visualmente o ambiente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.