Procon Blumenau notificará Netflix sobre cobrança de taxa extra para compartilhamento de contas

O Procon Blumenau informou que notificará a Netflix nesta quarta-feira (31). O órgão de proteção e defesa do consumidor pede explicações da plataforma de filmes e séries sobre o anuncio da cobrança de uma taxa extra para o compartilhamento de contas do serviço de streaming.

Procon Blumenau notificará Netflix sobre cobrança de taxa extra para compartilhamento de contas – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

A Netflix anunciou no dia 23 de maio que planeja cobrar um valor adicional de R$ 12,90 de assinantes que compartilham a conta Netflix fora da própria residência.

“A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam”, diz o comunicado.

Segundo o Procon Blumenau, o valor descontado não é explícito na propaganda do serviço da plataforma. A partir da notificação, a empresa de streaming tem até sexta-feira (2) para se manifestar e esclarecer os termos e condições da cobrança.

Para os assinantes da plataforma que receberem o comunicado da Netflix sobre a mudança no compartilhamento de contas, o Procon Blumenau orienta que os consumidores busquem o órgão e registrem uma reclamação. A queixa pode ser feita de forma presencial na Avenida Presidente Castelo Branco, 1243, Centro, de segunda a sexta-feira, das das 9h às 16h.

IPs conectados serão identificados

A Netflix informou em janeiro que irá usar o endereço IP dos dispositivos conectados para identificar a residência do dono da conta. Ou seja, se você é assinante, vai ter que fazer o login em algum aparelho conectado ao Wi-Fi de casa.

Para não arriscar perder o acesso no dispositivo, você precisa fazer login na conta pelo menos uma vez a cada duas semanas. A ideia é que um dos integrantes do compartilhamento acabe adquirindo uma assinatura nova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.