Florianópolis investe na qualificação e em ações para fomentar mais postos de trabalho

Apenas neste mês, 1.864 currículos foram recebidos por empresas que participaram do Floripa Mais Oportunidades no último dia 17 – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Líder em criação de postos de trabalho por dois anos consecutivos em Santa Catarina, 2021 e 2022, Florianópolis investe em programas e iniciativas voltadas à qualificação da mão de obra e que fomentem o mercado de trabalho.

Somente no último ano, a Capital teve saldo de 10.693 empregos gerados, o que a posicionou novamente no topo do ranking estadual.

“Este desempenho positivo é resultado de uma série de propostas do município pensadas para recuperar empregos perdidos e preencher vagas disponíveis por pessoas interessadas”, ressalta Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.

A Capital teve saldo de 10.693 empregos gerados, o que a posicionou novamente no topo do ranking estadual – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Apenas neste mês, 1.864 currículos foram recebidos por empresas que participaram do Floripa Mais Oportunidades no último dia 17, uma ação do município que oferta gratuitamente vagas de trabalho e emprego, cursos de qualificação profissional ou de capacitação comportamental.

O evento é realizado pelo Igeof (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis), que faz parte da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Florianópolis.

“O objetivo de todo o trabalho é aproximar as vagas que estão disponíveis no mercado com o cidadão que está em busca de novas oportunidades ou primeiro emprego”, ressalta Juliano Richter Pires, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Florianópolis investe em programas e iniciativas voltadas à qualificação da mão de obra e que fomentem o mercado de trabalho – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Ele lembra ainda que diversos outros feirões voltados à geração de emprego também são realizados na Capital, promovendo, desta forma, a conexão entre o público e as empresas, de maneira gratuita. Em janeiro deste ano, durante o evento Transvivência, foram oferecidas vagas ao público transsexual.

A Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Florianópolis, conta com propostas como o Balcão de Emprego, Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF) e a Casa do Empreendedor, que auxiliam no acesso às vagas disponíveis, abertura do próprio negócio e criação de currículos.

“Essas iniciativas são muito importantes pois garantem, gratuitamente, oportunidades para as pessoas que necessitam, dão oportunidades e estimulam promissoras carreiras profissionais”, acrescenta Pires.

Resultado do Floripa Mais Oportunidades

Maio 2023

  • Currículos recebidos por empresa
  • Sine – 61
  • Orcali – 192 currículos
  • IEL Estágios – 69 currículos
  • Orbenk – 216 currículos
  • Mercado Livre – 140 currículos
  • Grupo Triângulo – 105 currículos
  • Costão do Santinho – 250 currículos
  • Presenza Psicologia – 175 currículos
  • Brasil Profissões e Estágios – 184 currículos
  • Grupo Femina – 88 Currículos
  • Fort Atacadista – 190 Currículos

Portal Floripa Mais Empregos

Quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho na cidade também conta com a ajuda do Portal Floripa Mais Empregos, um programa que faz a conexão entre as empresas e os candidatos às vagas. No portal (www.floripamaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br/oportunidades), as empresas podem colocar suas vagas disponíveis e as pessoas disponibilizam os currículos. E a plataforma confere quais perfis são compatíveis e podem ter um “match” entre si.

Na ferramenta, é possível se candidatar para vagas nos mais diversos setores.  Atualmente, a plataforma oferece 292 cursos gratuitos ativos e 359 vagas de emprego. O portal tem vagas disponíveis para pessoas com e sem experiência. E oferta ainda a possibilidade de fazer estágios em algumas áreas, o que amplia ainda mais as oportunidades no mercado de trabalho local.

Em abril, foi inaugurada a sala presencial da plataforma, que fica localizada na avenida Rio Branco, nº 611, no Cento de Florianópolis. O local funciona das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira e conta com dois atendentes e computadores para guiar o público pelo site. No espaço, currículos também podem ser alterados, cadastrados na plataforma e impressos.

O projeto visa educar para o futuro, democratizar o acesso à tecnologia e potencializar a revolução tecnológica em Florianópolis

Conhecimento em tecnologia

Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Referência em tecnologia no país e exterior, conhecida como a “Ilha do Silício Brasileira”, a capital catarinense também disponibiliza o programa Floripa Mais Tec, que auxilia na capacitação de jovens e adultos de baixa renda da cidade, oferecendo trilhas de aprendizagem em tecnologia.

A iniciativa é oferecida por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) da Fiesc (Federação das Indústrias de SC), Sebrae-SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Para o prefeito Topázio Neto, Florianópolis está preparando e criando mão de obra de tecnologia do futuro. “Desta forma, contribuímos diretamente com a modernização da educação, gerando oportunidades e promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades”.

O projeto conta com profissionais renomados do mundo da tecnologia que explicam os detalhes do projeto (aulão do futuro), cursos de introdução à tecnologia de acordo com o nível de conhecimento e direcionamento para trilhas de aprendizagem em tecnologia, com aulas ao vivo, exercícios práticos e diversos desafios.

Há ainda cursos de formação em tecnologia, conforme o perfil de desempenho do inscrito.

Prêmio nacional de cidade inteligente

O Floripa Mais Tec foi ainda um dos vencedores do  InovaCidade 2023.  O projeto catarinense é voltado aestimular o aprendizado tecnológico e formar novos profissionais na área. O prêmio nacional foi entregue em São Paulo na última semana.  De 106 projetos inscritos, o da Capital ficou entre os 32 finalistas.

A honraria, concedida pelo Instituto Smart City (Cidade Inteligente) da América Latina enaltece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil.

Incentivo desde a formação

Ainda por meio do Floripa mais Tec, os estudantes da rede municipal de Florianópolis, dos anos finais, participam do projeto dentro da  “Jornada Kids”, ofertada nas unidades escolares. O objetivo, informa a administração municipal, é estimular o aprendizado tecnológico dos pequenos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais às profissões do futuro.

No último ano, foram atendidas 34 escolas por meio desta ação. Em 111 palestras, 3.081 estudantes e 74 professores se capacitaram. No “Aulão do Futuro”, houve a participação de 3.702 pessoas.

O projeto envolveu também 3.500 pessoas com idade a partir de 14 anos que puderam “mergulhar” universo da tecnologia e se preparar para as profissões do futuro de forma gratuita e prática.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.