Hospital Infantil de Florianópolis envia ofício ao MP após deputado acusar mau atendimento

O HIJG (Hospital Infantil Joana de Gusmão), em Florianópolis, enviou na última segunda-feira (29) um ofício ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) após receber críticas do deputado Sérgio Guimarães (União Brasil).

Segundo o documento, o vídeo postado pelo deputado no domingo (28) mostrava uma mãe de um paciente internado no hospital. O vídeo teria dito que a criança foi internada graças ao clamor do seu apelo. No entanto, de acordo com o hospital, o paciente estava internado às 15h31 do dia 26.

Hospital Infantil Joana de Gusmão apresenta alta nos atendimentos

Hospital encaminhou ofício ao MP pedindo ajuda após o vídeo  – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação/ND

Questionado, Sérgio Guimarães disse que a informação é falsa. Segundo ele, em nenhum momento do vídeo ele diz que a criança não estava internada.

“O mencionado vídeo relata o desespero de uma mãe com o filho em atendimento naquele hospital. O relato é pessoal e retrata a realidade vivida por aquela família, sem qualquer ‘difamação’ aos profissionais ou a unidade hospitalar”, escreve em nota o parlamentar.

De acordo com a SES-SC (Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina) o documento também foi encaminhado ao CRM-SC (Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina).

Ainda no ofício enviado ao Ministério Público, a equipe explica que “o desgaste causado pelos vídeos postados em redes sociais vem incentivando condutas similares de pais que desacatam servidores e provocam desgaste junto à equipe. Inclusive, há servidores que já pediram demissão do setor por não suportar mais este tipo de situação”.

“O HIJG presta um serviço de excelência à comunidade catarinense, tendo uma taxa de óbitos inferior a 1%, comparável ao dos melhores centros de saúde do mundo”, declara o hospital.

Hospital apresentou dados de mortes no local

Documento mostra número de mortes no hospital – Foto: Reprodução/SES/ND

O hospital declara também que vem ampliando continuamente o número de leitos, atualmente são 176, sendo que, recentemente, inaugurou uma nova ala para os queimados, nova UTI pediátrica, novo isolamento e um novo Hospital Dia para atendimentos ambulatoriais. Contudo, nos últimos meses, apesar de todas as ampliações, os números de atendimentos vem batendo recordes históricos.

“Somente em um único final de semana, foram atendidos mais de 100 pacientes classificados como laranja, que são pacientes de maior gravidade que demandam maiores cuidados da equipe, exames, tratamentos emergenciais”, escreve.

O documento encerra dizendo que o hospital pede apoio para ajudar a defender o nome do HIJG, diante de tantas denúncias caluniosas, bem como, os seus servidores, que vem trabalhando incansavelmente para atender com excelência a toda a comunidade catarinense.

Vídeo foi gravado antes, declara deputado

Segundo a equipe de Guimarães, foi a própria mãe que gravou as imagens em data anterior ao mencionado nesse ofício.

“Em vídeo gravado anteriormente, a genitora retratou seu desespero com o atendimento hospitalar dispensado ao seu filho, e diversos compartilhamentos solicitaram que o mesmo chegasse ao conhecimento do deputado. A repercussão do caso é o retrato da realidade. Se a realidade é prejudicial à imagem do hospital, isso não pode ser atribuído ao exercício do parlamentar”, defende.

Ainda segundo o deputado, em suas postagens nunca culpa a ponta, ou seja, enfermeiros, médicos e demais servidores, mas o sistema em si, que está sobrecarregado. Ele escreve que tal premissa é tão verdadeira que o próprio ofício encaminhado pelo hospital assim relata: “Os servidores do hospital e corpo clínico vem trabalhando incansavelmente para atender a demanda, mesmo sofrendo com o assoberbado volume de trabalho, de sobrecarga física e mental”.

No vídeo é clara a mensagem em que eu digo: ‘graças a Deus o hospital disponibilizou a UTI por causa da repercussão’. Ainda, sobre o convite mencionado no ofício que assim alegou: ‘(…) esta Direção já convidou o referido parlamentar para vir ao HIJG conversar e conhecer de perto o trabalho aqui realizado, contudo, este não se manifestou’, não reflete a verdade, eis que posso comprovar a minha preocupação com a situação do hospital através das inúmeras conversas com o diretor daquela unidade, trocada via WhatsApp.

Por fim, o parlamentar afirma que continuará sua atuação no que chamou de “busca pela qualidade nos atendimentos hospitalares de Santa Catarina”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.