Mudanças climáticas fazem enxames de abelhas deixarem céu ‘todo preto’, dizem apicultores

O Reino Unido enfrenta um fenômeno que tem deixado nuvens pretas pelas ruas do país. Segundo o site americano NY Times, enxames de abelha têm crescido em grande número.

O comportamento é conhecido como enxameação e geralmente ocorre de maio a julho. O processo é quando uma colônia de abelhas se divide ao meio e sai com sua abelha rainha em busca de um novo lar. No entanto, o país está experimentando um número maior de enxames previstos para esta época do ano, provavelmente graças ao clima excepcionalmente quente.

Abelhas estão se amontoando no país

Enxames tomam conta das ruas do país – Foto: Reprodução/Beekeepers Association/ND

Como resultado, os apicultores e trabalhadores de controle de pragas que capturam os enxames estão relatando um aumento nos pedidos de ajuda. Agora, a população tem encontrado enxames em quintais, chaminés e até mesmo em barreiras ao longo das ruas da cidade.

“Estamos lotados para as próximas quatro semanas”, disse Rob Davies, um controlador de pragas em Shropshire, no centro da Inglaterra.

Alguns dos salvadores de abelhas estão até tendo que encomendar novos equipamentos para atender à demanda. Embora seja difícil determinar um número exato para o nível atual de enxames, a Associação Britânica de Apicultores, que tem quase 30.000 membros, disse que muitos viram mais enxames do que o normal.

O tráfego para o local de remoção de enxames da associação aumentou 19% em comparação com o mesmo período do ano passado, disse Ian Campbell, um porta-voz da Associação.

Francis Ratnieks, professor de apicultura da Universidade de Sussex, no Reino Unido, disse que um período recente de dias ensolarados e secos na Grã-Bretanha criou condições ideais para a separação das colônias de abelhas.

“Isso provavelmente significa que estamos tendo um clima quente pela primeira vez”, disse ele.

Em Lancaster, uma cidade no noroeste da Inglaterra, um enxame chamou a atenção na semana passada. As abelhas pararam em um poste em um trecho da calçada em frente ao escritório de uma imobiliária.

Imagem foi publicada no facebook da associação - Reprodução/Beekeepers Association/ND
1 2

Imagem foi publicada no facebook da associação – Reprodução/Beekeepers Association/ND

Imagem mostra como ficou o local - Reprodução/Beekeepers Association/ND
2 2

Imagem mostra como ficou o local – Reprodução/Beekeepers Association/ND

Embora as abelhas sejam dóceis em vez de agressivas quando em enxame, os apicultores dizem que as pessoas ainda devem manter distância se avistarem um aglomerado considerável.

Os insetos são polinizadores que desempenham um papel crucial para a biodiversidade e a agricultura, e as preocupações com o declínio nas populações de abelhas surgiram na última década devido aos efeitos de pesticidas e ácaros destrutivos, juntamente com fatores como fungos e vírus.

Outras espécies de abelhas também sofreram ameaças ecológicas. Mas o número de colônias de abelhas geridas globalmente aumentou nos últimos 50 anos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature no ano passado.

O NY Times explica que a apicultura cresceu como hobby em muitos lugares. Alguns apicultores na Grã-Bretanha contam que o aumento dos apicultores amadores foi um fator no recente aumento de enxames. E dado que é o início da temporada normal de enxameação de abelhas, o professor Ratnieks disse que, se houve um aumento, não foi motivo especial para preocupação.

“É apenas parte da primavera”, disse ele, “como pássaros construindo seus ninhos”. “Se houver muitos enxames, isso realmente significa que as abelhas estão indo bem”, acrescentou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.