SC vai dar certo também no futuro


Atenção ao ensino impulsiona o desenvolvimento do Estado com índices positivos em todas as etapas escolares Planejar uma Santa Catarina cada vez melhor, passa por investir agora na qualidade da educação oferecida para a população. A preocupação, que deve partir da oferta para a primeira infância até a vida adulta, faz surgir programas e ações para todos os níveis escolares e demanda recursos para melhorias em estruturas físicas. Com isso, a educação oferecida aos catarinenses se torna cada vez mais inclusiva e de excelência, preparando para enfrentar desafios e aproveitar as melhores oportunidades.
Investir em educação é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico de estados e municípios, reduzir desigualdades sociais e tornar os cidadãos mais conscientes dos deveres e direitos. No mais, o fortalecimento do ensino, possibilita o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos fundamentais para a inovação, abrindo caminho para disrupções. Em Santa Catarina, a atenção com a educação começa pelas séries iniciais e vai até o ensino superior.
Educação infantil avança em SC
Acesso a um espaço de troca e aprendizado seguro é um direito de todas as crianças e questão fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional adequado. É nessa fase que exploram habilidades, aprendem a compartilhar e se comunicar. Esses lugares são também fundamentais para que os responsáveis possam ocupar o mercado de trabalho sem preocupações sobre o cuidado dos pequenos. Em Santa Catarina, a meta de acesso universal à educação infantil (de 0 a 5 anos), foi alcançada para crianças de 0 a 3 anos e aumentou de 94,3% para 96,5%, na faixa entre 4 a 5 anos.
Entre os alunos maiores, que estão no Ensino Fundamental e Médio, a evolução do desempenho é demonstrada pelo progresso no avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No último levantamento apresentado, o Estado figura em primeiro lugar em seis das dez avaliações que são realizadas com os estudantes.
Em uma das provas inéditas realizadas para o levantamento, entre alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, Santa Catarina ficou no topo tanto em Português como em Matemática. Isso contribuiu para que na média dos anos iniciais, o Estado liderasse o ranking nacional.
Nos anos finais o desempenho também foi positivo. Na avaliação aplicada aos nonos anos, Santa Catarina conquistou o primeiro lugar em todas as provas (Matemática, Português, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). O principal avanço no ensino médio foi a escalada do sexto lugar para o terceiro, em Matemática, e do oitavo lugar para o quarto, na prova de Português.
No ensino fundamental, a maioria dos alunos está matriculada na rede municipal, já no ensino médio, a maior participação é da rede estadual.
Ensino Superior de SC se destaca pela qualidade
O desenvolvimento social e econômico passa pelo reconhecimento da importância do ensino superior para geração de avanços tecnológicos, desenvolvimento de pesquisas e qualificação profissional, produzindo um aumento da qualidade de vida da população.
No contexto da região Sul, Santa Catarina ocupa a segunda posição em termos de percentual da população com ensino superior completo, ficando atrás apenas do Paraná. O Estado barriga-verde registra um índice de 15,1%, enquanto o vizinho apresenta 15,5%. Com relação ao número de jovens matriculados nessa etapa acadêmica, com idades entre 18 e 24 anos, Santa Catarina ocupa o segundo lugar nacional, com 26,5%, atrás apenas do Distrito Federal.
A qualidade das instituições de ensino também mostra a preocupação com a educação no Estado. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a quarta melhor do país e a melhor avaliada no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O bom resultado já era esperado, pois a Universidade havia conquistado nota máxima em, pelo menos, 25 dos 30 cursos de graduação avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
SC avança na valorização de professores
Um sistema educacional de qualidade só é possível com o reconhecimento adequado aos professores empenhados em ensinar. Em Santa Catarina, o avanço nas metas de valorização busca reter esses profissionais e, por consequência, elevar a qualidade da educação oferecida. Além de caminhar para equiparar o salário desses trabalhadores aos desafios e responsabilidades da profissão, a consolidação de um plano de carreira abre oportunidades para progressão desses educadores. No mais, as melhorias na carga horária de trabalho contribuem para um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Outro avanço significativo do Estado com relação à educação está no sucesso em alcançar as metas de professores com mestrado e doutorado no ensino superior. Isso contribui para que os estudantes tenham acesso a uma base teórica mais sólida e aprofundada, com uma orientação acadêmica robusta e orientada aos seus interesses.
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