Coleta de vidro em Florianópolis vai dobrar após recebimento de 100 novos pontos de entrega

Florianópolis recebeu nesta terça-feira (6), em cerimônia realizada no CVR (Centro de Valorização de Resíduos), no Itacorubi, 100 novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de vidro da empresa Verallia, terceira maior produtora de vidro no mercado mundial. Conforme a prefeitura, a parceria ocorreu em regime de comodato, após o credenciamento por meio de processo administrativo.

Florianópolis a Capital que mais recicla no país, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga – Foto: Sofia Leal/PMF/ND

A distribuição dos novos PEVs deve começar na semana que vem, baseando-se em um levantamento de pontos prioritários elencados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Eles estarão posicionados em escolas e em regiões onde a pasta observou uma demanda mais significativa.

Vale ressaltar que, atualmente, Florianópolis já possui 145 PEVs distribuídos pela cidade. A localização de todos os pontos de coleta está disponível no site da prefeitura.

Ainda de acordo com a pasta, até 2025, outros 200 PEVs serão entregues ao município dentro desta mesma parceria, com o recebimento anual de 100 unidades.

Capacidade de coleta de vidros aumentará para 7 mil toneladas

Até 20 de março deste ano, foram coletadas cerca de 1 mil toneladas de vidros, como aponta o Residuômetro, medidor em tempo real de coleta de resíduos da prefeitura. Já no ano passado, foram coletadas 3,6 mil toneladas de vidros na Capital.

Com essa quantidade de material separado, o município economizou quase R$ 600 mil com aterramento de vidro.

Conforme o superintendente de gestão de resíduos da secretaria, Ulisses Bianchini, com os novos PEVs, a capacidade de recolhimento de vidro deve aumentar para 7 mil toneladas. “É uma redução significativa com a dispensa do envio para aterros, benefícios ambientais, além da geração de renda para os triadores”, destaca.

Sustentabilidade

Florianópolis foi a primeira capital do Sul do Brasil a implantar pontos de entrega voluntária (PEVs) exclusivos para embalagens de vidro, em dezembro de 2014, pela Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital), nos bairros do Continente.

Para o diretor de operações da Verallia, Etienne Lainé, a Capital é um exemplo de iniciativas deste segmento e defende que outros locais se inspirem nas ações sustentáveis da Capital.

“Nós estamos estimulando o uso desses equipamentos no Brasil todo e essa entrega em Florianópolis é uma forma de voltar à base, de onde partiram as iniciativas neste sentido. Sempre que chegamos em um novo local, salientamos sobre a necessidade de que aprendam com vocês, com quem acredita, defende e trabalha de forma consistente neste segmento”, afirma.

O vidro é 100% reciclável e a iniciativa de coleta e reciclagem tornou Florianópolis a Capital que mais recicla no país, sendo um caso de sucesso, como aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga. “Nós estamos trabalhando por muitos anos para conquistar este título”.

Braga evidencia que o foco em coletar o vidro, tanto com os PEVs espalhados pela Capital, quanto pela coleta de porta em porta em alguns bairros, conhecido como “seletiva flex”, é separar corretamente e distribuí-los para 6 cooperativas.

Ele explica que a comercialização do material reciclável alimenta cerca de 250 famílias. “Cada tonelada que tiramos do aterro é uma economia que estamos trazendo para o município e, claro, cuidando do nosso meio ambiente também”, defende.

O secretário ressalta que, se o vidro não for separado corretamente, ele ocupa muito espaço no aterro, demorando cerca de 4 mil anos para se decompor. Além disso, se não separado corretamente, pode causar acidentes para garis e triadores e danos aos equipamentos coletores.

Portanto, a prefeitura reforça e convida a comunidade a participar da separação correta de vidro e levar as embalagens até um PEV mais próximo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.