Concurso da Polícia Civil em SC é autorizado pelo governo

Polícia Civil adaptou número de vagas à realidade dos cofres estaduais (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Governador Jorginho Mello confirmou que estado fará agora contratação da banca

O concurso público da Polícia Civil de Santa Catarina que prevê a contratação de 60 servidores, igualmente divididos entre delegados e psicólogos, foi autorizado pelo governo estadual, conforme divulgado pelo governador Jorginho Mello (PL) nesta terça-feira (6).

A previsão agora é contratar a banca de seleção e avançar com a elaboração do edital, também de acordo com o governador.

“É uma boa notícia que mostra o investimento que estamos fazendo para garantir a segurança das pessoas. Além das novas contratações, estamos equipando melhor a Polícia Civil”, escreveu Jorginho ao divulgar a medida nas redes sociais.

O edital provavelmente não deverá ser lançado já em 2023, conforme a assessoria de imprensa do governo informou ao NSC Total.

Em março, à época do lançamento do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc), a Secretaria da Fazenda já havia adiantado que o Estado não realizaria concursos neste ano para conter despesas.

Há cerca de duas semanas, o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, sinalizou a intenção da corporação em contar com novos servidores. Na ocasião, Gabriel revelou que o pedido inicial era de 30 vagas para delegados e 77 para psicólogos. Contudo, para se moldar à atual situação econômica do Estado, houve um ajuste.

Ainda segundo o delegado-geral, Santa Catarina não tem concurso para psicólogo desde 2010. Já para delegado, o último ocorreu em 2014, o que gerou um “apagão” no efetivo. SC tem, atualmente, 425 delegados, enquanto o ideal seria 510. Ao menos 48 unidades estão sem titular.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.