Joinville pode ter inundações e deslizamentos, alerta Defesa Civil

Com as fortes chuvas que são esperadas para o litoral catarinense e áreas próximas até a manhã desta sexta-feira (16), a Defesa Civil alerta que em Joinville, no Norte do Estado, o risco é alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos no período.

No Estado como um todo, a sensação deve ser de muito frio – Foto: Carlos Jr./ND

“Destacamos que, nas últimas 48 horas, os acumulados de precipitação registrados já superam os 100 mm, portanto, atenção especial ao risco de deslizamentos, neste período”, explica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

Chuva se intensifica em Santa Catarina

Na quarta-feira (14), a chuva volta a ganhar força no decorrer do dia em Santa Catarina. As chuvas ocorrem principalmente na região do Litoral e áreas próximas por causa do aumento de instabilidades em médios níveis da atmosfera.

Por alguns momentos, a chuva ocorre acompanhada por trovoadas e com chance de granizo. No Estado como um todo, a sensação deve ser de muito frio, com temperaturas abaixo de 15°C na parte da tarde em praticamente todas as regiões.

Entre a noite e madrugada de quinta-feira, um ciclone extratropical começa a se formar na costa de Santa Catarina, intensificando o vento e a chuva.

A quinta-feira (15) começa com chuva em todas as regiões do Estado, que por alguns momentos, vem acompanhada por trovoadas e com chance de granizo. No decorrer da tarde, a chuva mais intensa se concentra entre o Centro e o Litoral de Santa Catarina.

Recomendações da Defesa Civil

  • Deslizamentos de terra: atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil do Município, pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
  • Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
  • Enxurradas: não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois, muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.