Após fortes chuvas, Prefeitura de Praia Grande alerta para leptospirose

As chuvas que atingiram Praia Grande nos últimos dias trouxeram diversos estragos à cidade e riscos à população, incluindo a leptospirose. O município, que se encontra em situação de emergência, foi um dos mais afetados pela passagem do ciclone em Santa Catarina.

Praia Grande alerta para leptospirose

Munícipio decretou situação de emergência após passagem de ciclone. – Foto: Prefeitura de Praia Grande/Divulgação/ND

Nas redes sociais, a prefeitura, que trabalha para reconstrução da cidade, aproveitou também para alertar sobre os perigos da leptospirose, causada por uma bactéria presente na urina dos ratos que pode contaminar as águas de córregos, rios, lagos.

Com as chuvas registradas, a urina, presente em esgotos e bueiros, pode se misturar com a água ou lama das enchentes. Em contato com esse material, a bactéria da urina do rato penetra no corpo humano pela pele, principalmente, se houver algum arranhão ou ferimento.

Como se proteger?

  • Evitar o contato direto com água ou lama de enchentes;
  • Utilizar botas e luvas de borracha ao realizar a limpeza de lama, entulho e esgoto após a enchente;
  • Após a água baixar, é essencial limpar a casa e desinfetar pisos e paredes com água sanitária a 2,5%.

Situação de Praia Grande

Com os níveis de água mais baixos, os 60 moradores desabrigados retornaram às suas casas. Além disso, uma força-tarefa liberou o acesso em todas as comunidades atingidas. O fornecimento de água também foi restabelecido na cidade.

O prefeito Elisandro Machado e o vice Rodrigo Mariani visitaram as principais localidades afetadas e mapeiam os estragos provocados pelas chuvas. Essa pode ser a pior enchente da história de Praia Grande.

Prefeitura mapeia estragos do ciclone – Foto: Prefeitura de Praia Grande/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.