Sobreviventes de barco que afundou em SC usaram último sinalizador para chamar atenção de resgate: ‘Sufoco’


Navio com oito pessoas naufragou na sexta-feira (16); dois ainda estão desaparecidos. Pescadores são resgatados depois de passar mais de 30h à deriva numa balsa
Pescadores sobreviventes do naufrágio do barco pesqueiro “BP Safadi Seif”, em Santa Catarina, usaram o último sinalizador disponível para chamar atenção do navio que os resgatou.
“Foi se aproximando, aí a gente deu um rojão e abordaram a gente”, conta o sobrevivente Zoel Teixeira Barros.
Os cinco homens ficaram 30 horas flutuando em uma pequena balsa, até serem encontrados na noite de sábado (17) pela tripulação da embarcação “Thor Frigg”, que prestava apoio a um navio de pesquisa.
No domingo (18), uma sexta vítima foi resgatada com vida em uma boia. Duas pessoas seguem desaparecidas.
O barco utilizado para pesca de atum saiu de Itajaí (SC) na quinta-feira (15) e afundou na noite do dia seguinte, a cerca de 40 quilômetros da costa, na altura de Garopaba (SC).
“Foi de repente, né? O mar bateu e já virou o barco. De repente já foi tudo embora. Foi muito rápido. Não deu para fazer nada que desse pra se segurar, nós só tentamos nos ajudar para sobreviver”, afirma o pescador Djalma dos Santos Silva.
“Nós ativamos a balsa e o nosso oficial subiu em cima e conseguiu virar a balsa do modo correto, aí nós começamos colocar um ao outro. Eu fiquei sem força, eu fui o último a ser colocado na balsa, e no momento que conseguimos, já estávamos à procura dos outros três tripulantes e daí não ouvimos mais nada”, relata Luiz Carlos Messias, outro tripulante.
Durante as 30 horas que ficaram na balsa em alto mar, os pescadores usaram um kit de sobrevivência para se alimentar. “A gente ia pensar em pescar, mas não chegou a precisar. À noite o resgate chegou e socorreu a gente”, continua Luiz.
“Foi um sufoco, cada um controlando o outro. Tem que ter ânimo porque a gente está ali em um local totalmente não favorável a nós, porque pode achar, mas também pode não achar. A gente tem que ter controle de si, da gente, e foi um momento que eu não quero que ninguém passe, foi muito difícil”, desabafa Djalma.
Os cinco pescadores foram levados para terra firme e desembarcaram na manhã deste domingo em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. São eles: Domingos Pereira do Rosário, Zoel Teixeira Barros, Djalma dos Santos Silva, Mário Gomes Soares e Luiz Carlos Messias da Silva.
As buscas foram encerradas neste domingo e seguem na segunda-feira (19). Ainda estão desaparecidos:
Alisson da Silva Santos
Diego Silva de Brito
2º resgate
Segundo um dos tripulantes resgatados na noite de sábado, os três homens que seguiam desaparecidos após o naufrágio saltaram da embarcação antes do resto da tripulação.
Sobrevivente de barco que naufragou diz que desaparecidos ‘pularam primeiro’
No início da noite deste domingo (18), a Marinha do Brasil informou que um destes três homens foi encontrado com vida.
Identificado como Deivid Luiz Monteiro Ferreira, o homem foi trazido em uma aeronave Super Cougar, da Marinha do Brasil, para a base aérea de Florianópolis e em seguida levado para o Hospital Celso Ramos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Ainda segundo a Marinha, ele apresentava quadro grave de hipotermia e estava a cerca de 200 quilômetros da costa. O primeiro atendimento médico em terra foi feito pela equipe do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC).
O naufrágio
A embarcação pesqueira naufragou no mar com a última comunicação feita cerca de 40 quilômetros da costa da cidade de Garopaba, no litoral Sul catarinense, na noite de sexta-feira (16).
As buscas foram iniciadas ainda na noite de sexta, segundo a Capitania dos Portos.
Em coletiva de imprensa, o comandante do 5º Distrito Naval, Silvio Luís dos Santos, informou que a Marinha do Brasil emitiu um alerta, no dia anterior, sobre os reflexos da passagem do ciclone extratropical no mar.
“O mar estava muito alto, com ondas muito grandes”, relatou.
Localização do último sinal detectado de barco que naufragou em SC
Arte/g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.