Vacinação contra a gripe: com 25% da população imunizada, Blumenau faz apelo: ‘vacine-se’

“Procure uma unidade de saúde, vacine-se e proteja-se”. O apelo do Secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, é devido à baixa adesão da vacinação contra a gripe no município. Faltando nove dias para o término da campanha contra a Influenza, Blumenau vacinou apenas 78.611 blumenauenses, o que representa 25,37% da população prioritária.

Blumenau faz apelo: ‘vacine-se’ – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

 

A campanha de vacinação termina oficialmente no dia 30 de junho. De acordo com os dados da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau, o número de vacinados é ainda mais baixo entre o público jovem. Crianças e adolescentes de até 15 anos de idade representam 23,34% dos vacinados no município, cerca de 16.924 de pessoas. Já entre os idosos acima de 60 anos o número é maior, 28.292 se vacinaram contra a gripe, o que representa 53,69% do público-alvo.

“A campanha continua, o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 30 de junho, e as nossas unidades com sala de vacina estão vacinando a população para a Influenza para todo o público acima dos seis meses de idade, e contra a Covid-19, as crianças acima de 12 anos já podem receber a vacina. Vale lembrar que os ambulatórios gerais da saúde da Velha e do Garcia estão abertos no final de semana e durante todo o sábado estarão vacinando a população. Por isso, procure uma unidade de saúde, vacine-se e proteja-se. Estar vacinado não significa não contrair a doença, mas sim proteger-se contra as formas graves dela”, pontua o secretário.

Adesão da vacinação contra a gripe está baixa em Blumenau

A baixa adesão da vacinação preocupa o Secretário de Saúde, principalmente, em relação aos casos mais graves e internações por doenças respiratórias. “Em relação a anos anteriores o que nós temos observado é um aumento significativo do número de pessoas apresentando as formas graves da doença. Isso tem provocado um aumento de internações nos nossos hospitais, não só em Blumenau, mas em Santa Catarina. Idosos e crianças têm sido acometidos pela forma mais grave, justamente porque não estão vacinados“.

Ocupação de leitos de UTI em Blumenau

Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) é preocupante em Blumenau. No Hospital Santo Antônio, referência em diversas especialidades médicas, já não existem mais leitos disponíveis para a população. No Hospital Santa Isabel, a taxa de ocupação atingiu 90% nesta terça-feira (20).

Ocupação de leitos de UTI em Blumenau é preocupante – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

“Comparado também com anos anteriores nós estamos vendo uma diminuição da cobertura vacinal e isso tem impactado diretamente no aumento do número de casos graves. Por isso é importante estar vacinado”, explica Lanzarin.

Explosão de casos de gripe

Santa Catarina vive um momento crítico com uma “explosão” de casos de gripe. Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde decretou emergência em saúde após as superlotações das UTis (Unidades de Terapia Intensiva) no Estado.

O boletim divulgado pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) na terça-feira (20) aponta 468 casos confirmados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por influenza, ou seja, casos graves de gripe, que necessitaram de hospitalização.

Deste número, 31 pessoas morreram por causa da doença, sendo que a maior parte (87%) apresentava pelo menos uma comorbidade e/ou fator de risco. Entre os óbitos, mais da metade (54%) foram de idosos com 60 anos ou mais.

Em Blumenau, dados da Vigilância Epidemiológica mostram um aumento no número de casos confirmados de SRAG por Influenza no primeiro quadrimestre de 2023. Comparado com 2022, quando a cidade registrou 38 casos no ano, sendo 15 no primeiro quadrimestre, o ano de 2023 já contabiliza 23 casos em Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.