VÍDEO: Após 12 dias, aulas em creche alvo de ataque em SC são retomadas: ‘lição de vida’

Centenas de alunos da Creche CEI Cantinho Bom Pastor voltaram às aulas na manhã desta segunda-feira (17) em Blumenau, no Vale do Itajaí. Agora revitalizado, o local reabre após 12 dias de um ataque que vitimou quatro crianças, na manhã do dia 5 de abril.

Aulas retornam na Creche CEI Cantinho Bom Pastor, na manhã desta segunda-feira (17) – Foto: Redes Sociais/Cantinho Bom Pastor/Divulgação/ND

Após o muro ser erguido com a ajuda de voluntários e os brinquedos do parque ganharem uma nova disposição, as crianças tiveram uma surpresa no retorno às aulas. Personagens de desenhos animados fizeram a recepção dos alunos e uma refeição especial para este momento foi servida.

“Tinha uma equipe diferente na recepção dos alunos, foi feito um café da manhã lúdico com contação de histórias e a mesma coisa acontecerá no período da tarde”, disse Fabio Rocha, pai de aluno e membro da comissão que organiza o mutirão de reconstrução da creche.

A diretora do educandário, Alconides Ferreira de Sena, relatou a emoção de poder ver a volta de muitos dos alunos que estavam no dia do ataque. Com saúde, alegria e descontração, foi o sentimento de vitória que tomou conta da creche, segundo a diretora.

“Não tive tempo de ver quantas crianças voltaram ao todo, mas foi um número bem significativo (…) Foi uma lição de vida o que esses pais viveram e passaram por aqui. Eu até tinha outras programações em minha agenda, mas abri mão para poder ver essa retomada com meus próprios olhos e não me vejo longe do Cantinho. Enquanto você tem uma mão apontando para você, você tem muitas outras mãos lhe acariciando, dando força, para que você possa seguir a sua caminhada” disse a diretora à reportagem do ND+.

Ainda nesta semana, pais de algumas das crianças mortas no ataque irão a Brasília para uma reunião com o Ministro da Justiça, Flávio Dino. A diretora afirmou que não poderá estar presente, por haver outros compromissos na creche.

De toda forma, Alconides lembra que os próprios pais das crianças estão fazendo um abaixo-assinado pedindo punições mais rigorosas a quem pratica crimes como este. A diretora reitera que o foco a partir de agora é superar o episódio, de olho no futuro.

“Não poderemos apagar o que vivemos, mas devemos seguir firme em nossa caminhada pelo que está por vir. (…) Esse nosso recomeço será de uma forma muito grandiosa, muito sábia, para que cada criança apague da sua memória o momento que passou. Nós teremos trabalhos (de reconstrução) para os próximos 15 dias e temos muitos voluntários, que estão doando materiais, que vem trabalhar no horário que eles podem, mas cada um está com a mão na massa, dentro de suas possibilidades”, finaliza a diretora.

Assista ao vídeo que mostra a recepção dos alunos na creche


Aulas retornam na Creche CEI Cantinho Bom Pastor, na manhã desta segunda-feira (17) – Vídeo: Redes Sociais/Cantinho Bom Pastor/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.