O que os velejadores da The Ocean Race fazem enquanto estão em Itajaí

Desde o início do mês de abril, Itajaí, no Litoral Norte catarinense, recebe velejadores renomados que participam da The Ocean Race, a Fórmula 1 dos mares. No próximo domingo (23), os veleiros seguem para mais uma jornada, desta vez, rumo a Newport, nos Estados Unidos. Mas entre o final de uma etapa e o início de outra, o que será que os velejadores fazem por aqui?

Parte da equipe de velejadores aproveitou para conhecer a região – Foto: Team Malizia/Reprodução/ND

Para descobrir os bastidores da estadia dos velejadores em Itajaí, conversamos com a consultora de serviços de mídia da The Ocean Race, Gloria Schiavi. “Eles definitivamente precisam descansar”, explica.

Depois da etapa mais longa da história da The Ocean Race, com problemas nos barcos e desafios enfrentados em alto-mar, tudo o que os velejadores mais queriam quando chegaram aqui eram dias de calmaria.

Contudo, para alguns, esse descanso só chegou depois de mais algumas horas dentro de um avião, rumo aos seus países de origem. Gloria relata que a maior parte dos velejadores retornaram para casa, para passar um tempo com suas famílias, antes de seguir para a próxima etapa.

Já outros atletas escolheram ficar por aqui e curtir as belezas de Itajaí e da região, hospedados em praias e cidades como a capital Florianópolis.

Holcim – PRB

A assessoria da equipe Holcim, que atualmente lidera o placar geral da competição, explicou que a equipe voltou para casa depois da chegada da terceira etapa em Itajaí.

Os velejadores retornaram para passar alguns dias com a família antes de dar sequência ao desafio que é participar da The Ocean Race. Contudo, eles já estão em Itajaí novamente, em preparação para a próxima etapa.

Time Holcim-PRB foi o segundo a chegar em Itajaí – Foto: Bruno Golembiewski/ND

E mudanças na composição do time também foram anunciadas nesse período de descanso. A equipe formada por Kevin Escoffier, Fabien Delahaye, Benjamin Schwartz, Annemieke Bes e Georgia Schofield irá participar do trajeto até os Estados Unidos.

A velejadora holandesa e medalhista olímpica Annemieke e o velejador francês Benjamin se juntarão à equipe Holcim – PRB pela primeira vez.

O também francês Fabien já estava envolvido com a equipe em terra desde o início da The Ocean Race, e agora embarca no veleiro do time.

Team Malizia

Enquanto isso, os velejadores do Team Malizia escolheram curtir um pouco mais a região e outros destinos brasileiros.

A equipe de velejadores ficou cerca de três noites hospedada em um hotel na Praia Brava, próximo a pousada onde a equipe técnica e comercial do time está hospedada.

Esse período, logo após a chegada dos navegadores em Itajaí, foi destinado para compromissos como exames médicos e entrevistas. Em seguida, a tripulação teve alguns dias de férias para poder relaxar.

O co-capitão Will Harris e o co-capitão Nicolas Lunven foram com suas famílias curtir uma semana em Florianópolis.

A co-capitã da equipe Malizia, Rosalin Kuiper, sofreu um ferimento na cabeça depois de uma grande onda atingir o barco – Foto: Team Malizia/Reprodução/ND

Já a co-capitã Rosalin Kuiper decidiu voltar para casa, na Holanda. Ela sofreu uma lesão na terceira etapa e foi até o país de origem para se recuperar do ferimento na cabeça. Além disso, Rosalin concedeu entrevistas para a mídia holandesa.

As equipes contam também com um repórter a bordo, para acompanhar o dia a dia dos velejadores e registrar os desafios do trajeto através de imagens. O repórter de bordo Antoine Auriol, do time Malizia, foi para Curitiba (PR) filmar um documentário. Ele também é documentarista ambiental e apresentador de TV.

O capitão Boris Herrmann passou quase uma semana em Itajaí para acompanhar os trabalhos de reparos na embarcação, e também estar junto com a equipe. Em sequência, ele retornou para a Alemanha, e ficará por lá, já que não participa da próxima etapa da The Ocean Race.

Christopher Pratt irá substitui-lo na quarta etapa da regata. No último final de semana, o velejador desembarcou em Itajaí, vindo diretamente da França.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.