Medidas de segurança em escolas de Gaspar são atualizadas pelo município

Nesta terça-feira (18), a prefeitura de Gaspar, no Vale do Itajaí, informou sobre as atualizações das medidas de segurança nas unidades de ensino da rede pública municipal. No dia 5 de abril, o município já havia iniciado os trabalhos de reforço de protocolo de segurança, patrulhamento policial e melhoria no cercado das instituições.

Medidas de segurança em escolas de Gaspar são atualizadas pelo município – Foto: Prefeitura Gaspar / Reprodução ND

A prefeitura ainda comunicou que a aquisição de mais equipamentos foram encaminhadas e nos próximos dias as escolas e CEI’s de Gaspar devem receber os sistemas. Além da melhoria do cercado realizada das unidades mais vulneráveis, a Secretaria de Educação informou que iniciou a implantação da concertina, que são cercas de arame com lâminas cortantes.

O prefeito da cidade, Kleber Wan-Dall, comenta que a equipe técnica trabalha nas melhorias conforme a especificidade de cada unidade escolar. “Estamos fazendo diagnósticos e verificando o que cada escola ou CDI precisa de melhorias e quais as medidas que podem ser implementadas de acordo com as estruturas individuais”.

Votação na Câmara de Vereadores

Nesta terça-feira (18), a Câmara de Vereadores de Gaspar inicia a votação dos projetos que preveem a criação do Comitê de Segurança Escolar e um convênio com a Polícia Militar para reforçar o patrulhamento e realizar o treinamento da comunidade escolar. O grupo multidisciplinar que atua nas ações de atendimento emocional também está trabalhando no planejamento.

Na quinta-feira (20), serão iniciados os trabalhos coletivos junto aos profissionais de educação. Foi comunicado também sobre o processo de compras para aquisição de kits de segurança eletrônica com câmeras de segurança, botão de pânico, alarmes e vigilante que realiza patrulhamento duas vezes ao dia em cada unidade.

As câmeras adquiridas transmitirão as imagens para a empresa de segurança e para a Polícia Militar. Os equipamentos estão previstos para serem implantados em cerca de 15 dias.

A prefeitura da cidade também comunicou que encaminhou uma licitação para aquisição de outros equipamentos como grades, cerca elétrica, sensor de barreira, trava elétrica, entre outros. Todas as intervenções executadas até o momento foram realizadas com recursos e materiais já previstos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.