Autoridades coreanas querem incrementar relações com portos de Santa Catarina

Os integrantes da missão empresarial da Fiesc que cumprem roteiro esta semana na Ásia visitaram os dois principais portos da Coreia do Sul e se reuniram com as autoridades portuárias para tratar do incremento das relações comerciais.

Na cidade de Busan, a segunda maior do país,  a manifestação de interesse foi formalizada pelo presidente Joon-Suk Kang, ao receber o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, a embaixadora do Brasil Márcia Abreu e os empresários catarinenses.

Resultados das reuniões e visitas são considerados excelentes – Foto: Moacir Pereira

Um projeto impactante de expansão da área portuária, com implantação de novas áreas de recreação e lazer, e várias atividades culturais, está prevista.  São projetos de um mega empreendimento que pretendem viabilizar Busan como sede da Exposição Mundial de 2030.

O interesse dos coreanos decorre de dois fatores. O primeiro, a condição dos portos de Navegantes e Itapoá e da ampliação da capacidade portuária de Busan. Para se ter uma ideia, Navegantes operou em 2022  com 1,1 milhão de contêineres, enquanto Busan fechou o ano com mais de 22 milhões.

Segundo, também pela noticia de que uma empresa coreana já está em Santa Catarina e  uma nova indústria  tem projetos para se instalar no norte do Estado.

Inchecon

O segundo maior porto da Coreia do Sul fica em Incheon, nas proximidades da capital nacional.

Presidente Mário Aguiar homenageia vice-presidente com obra de arte de Elias Andrade – Foto: Moacir Pereira

A delegação catarinense foi recebida pelo vice-presidente do complexo portuário, Jong-Kil Kim, que exibiu um vídeo sobre os planos de expansão do porto, igualmente, com vários planos ligados a novos berços, e um impactante empreendimento com marina, terminal de cruzeiros, parque ecológico, espaços de lazer, salas de atividades artísticas e culturais.

Segundo o dirigente empresarial, a Coreia do Sul fixou-se durante décadas na geração de emprego, no ensino e no trabalho profissional. E agora a população deseja maior qualidade de vida, o que levou o porto a uma redifinição para que todos possam desfrutar dos empreendimentos culturais e turísticos.

Jong-Kil Kim foi convidado pelo presidente Mário Cezar de Aguiar a visita os portos de Santa Catarina. Manifestou interesse, afirmando que conhece todas as principais regiões portuárias do mundo, mas nunca esteve na América Latina.

E assinalou que Incheon já mantém linhas comerciais de transporte de carga com os portos de Navegantes e Itapoá.

*

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.