SC terá creche no maior território indígena do Sul do país; entenda


Construção é feita na aldeia sede da Terra Xapecó. Objetivo é atender crianças de 0 a 6 anos de 16 aldeias da reserva. Construção de creche e pré-escola na Terra Indígena Xapecó em Ipuaçu, Oeste de Santa Catarina
Prefeitura de Ipuaçu/Divulgação
Uma creche para crianças de 0 a 6 anos é construída dentro da Terra Indígena Xapecó, a maior reserva indígena do Sul do Brasil. A unidade de ensino ficará na aldeia sede, no município de Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina.
Quando ficar pronta, ela deve atender 331 crianças, entre a área de creche e pré-escolar, de 16 aldeias de terra indígena. Moram mais de 1.370 famílias na reserva, a maior parte do grupo Kaingang. Há também indígenas guaranis.
A unidade de ensino vai se chamar Kamé e Kanhru, nomes de dois clãs indígenas, representados pelos grafismos em dois riscos e três círculos, respectivamente. Por isso, o formato das construções (veja na foto acima).
Imagens mostram construção de unidade de ensino na Terra Indígena Xapecó, em SC
Serão 1.017,23 m² de área a ser construída, conforme a Prefeitura de Ipuaçu. A unidade de ensino terá espaço para amamentação, lactário, fraldário, jardins e parquinho, refeitório, cozinha, sala de recreação e sala de cultura indígena.
A creche vai atender as crianças de 0 a 4 anos e a pré-escola, de 4 a 6 anos. A prefeitura quer entregar a obra no próximo ano.
Projeto da construção da creche na Terra Indígena Xapecó em Ipuaçu, Santa Catarina
Prefeitura de Ipuaçu/Divulgação
A prefeitura pretende que, depois de prontas das obras, a unidade de ensino se torne um cartão-postal no município. O custo estimado é de R$ 2,7 milhões. O valor foi repassado pelo Estado.
Autor de ataque em creche de Blumenau vira réu
Filhas receberão R$ 200 mil após mãe morrer em acidente com motorista bêbado
Prisão de empresário desvendou esquema nacional de tráfico de armas e drogas, diz PF
A Terra Indígena Xapecó fica entre os municípios de Ipuaçu e Entre Rios, conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O território tem 15.623 hectares.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.