Escolas municipais de Joinville começam a ampliar os muros

A Prefeitura de Joinville, no Norte do Estado, começou a aumentar a altura do cercamento de Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino. As primeiras duas escolas receberam obras nesta quarta-feira (19) e mais  69 devem passar por ampliação nos muros.

Muro frontal deve ter 80% de permeabilidade visual, permitindo a visão entre o interior e o exterior da escola – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

O aumento nos muros acontece após o ataque em uma creche de Blumenau,  no Vale do Itajaí, que deixou quatro crianças mortas. O autor do ataque pulou o muro da unidade escolar e cometeu o crime.

De acordo com a gestão municipal, cada unidade onde está prevista a realização de obra terá a estrutura reforçada com concreto ou gradil, de acordo com a necessidade e avaliação técnica. A altura média do cercamento será de aproximadamente 2,20 metros.

As regras arquitetônicas e outras especificidades serão respeitadas. Entre elas, está a necessidade do muro frontal ter 80% de permeabilidade visual, permitindo a interação visual entre o interior e o exterior da unidade, regra prevista no Código de Posturas do Município.

Unidades foram avaliadas

Para identificar as unidades que precisam de reforço na altura das cercas, a Secretaria de Educação realizou um levantamento em todas 180 unidades, entre escolas, CEIs e prédios administrativos.

As informações foram analisadas em parceria com a Seprot (Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública) para definição da ordem de prioridade dos trabalhos. Ao longo dos próximos meses, 72 unidades devem receber obras. Elas foram escolhidas a partir de critérios técnicos, entre eles, ter muro abaixo de 1,5 metro.

Altura média do cercamento será de aproximadamente 2,20 metros – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Plano de segurança

O reforço na segurança do cercamento está previsto no Plano Municipal de Segurança nas Escolas, apresentado pela Prefeitura de Joinville no dia 11 deste mês. A medida faz parte de um planejamento de médio a longo prazo, assim como outras ações previstas no Plano.

Há diversas iniciativas que já estão em funcionamento, como o protocolo de portão fechado, a presença de vigilantes, 3.936 câmeras de monitoramento e botão de pânico em todas as unidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.