Abril Verde: conheça a empresa pioneira em capacitações SST EaD que realizou 4 milhões de horas de treinamentos


Sistema Escudo utiliza recursos tecnológicos para engajar e favorecer a absorção do conhecimento No período entre 2012 e 2022, mais de seis milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) foram registradas no Brasil. No mesmo período, cerca de 25 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Para evitar situações graves como essas, e além disso, melhorar a qualidade de vida e no ambiente profissional, existe a área multidisciplinar de saúde e segurança do trabalho.
Neste mês, acontece o Abril Verde, dedicado à conscientização e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, e por isso, ações para fortalecer o conhecimento sobre o assunto estão sendo promovidas em todo o país. Mas, para as empresas ou profissionais que desejam se capacitar sobre esse assunto, existe uma plataforma pioneira na união de tecnologia e capacitação para a prevenção de acidentes de trabalho.
O Sistema Escudo, primeira empresa do país focada na área de treinamentos obrigatórios nas modalidades presenciais ou EADs, tem apostado em metodologias de ensino e recursos inovadores para fortalecer o conhecimento em saúde e segurança do trabalho pelo Brasil. Trata-se do único negócio brasileiro a ser focado em SST, totalmente em conformidade com a NR-1 — norma regulatória legal que determina as diretrizes para treinamentos obrigatórios online. No entanto, os treinamentos oferecem bem mais do que os requisitos mínimos exigidos pela norma, permitindo mais informação e conhecimento para os estudantes.
Com o comprometimento total em desenvolver treinamentos que engajam, e por isso, tornam-se mais eficazes para os estudantes, o catálogo do Sistema Escudo conta com materiais diferentes, como jogos e simuladores. Esses conteúdos contribuem para a retenção de atenção e na absorção do conhecimento, gerando uma experiência otimizada e completa. A empresa está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento tecnológico na área de treinamentos normativos, e por isso, participou desde o início das conversas sobre a regularização dos treinamentos EaD.
“Fizemos parte da comissão que desenvolveu o texto da NT 54, publicada em 2018, que fazia recomendações para os treinamentos SST EaD e que, mais tarde, serviu de base para o texto do Anexo II da NR 1, de 2019, que regularizou o EaD nos treinamentos SST de uma vez por todas”, explica Hugo Vogel, sócio diretor da empresa.
Ele ressalta, ainda, que a empresa fez parte do Inovativa Brasil 2014, programa de eventos que apoia o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no país. Os conhecimentos absorvidos durante o evento foram essenciais para fornecer a visão e as ferramentas para desenvolver ainda mais o Sistema Escudo.
Método inovador que gera resultado
Segundo Hugo, o método de aprendizagem inovador e interativo contribui com as empresas através de treinamentos flexíveis e eficazes. Além disso, eles são de fácil acesso, eliminando qualquer problema que possa evitar ou dificultar o acesso ao conhecimento sobre saúde e segurança do trabalho.
“Como são treinamentos online, eles chegam até os locais de difícil acesso físico. Assim, se a locomoção é um problema para executar treinamentos, com o Sistema Escudo essa complicação deixa de existir. Além disso, com o uso de tecnologias, os treinamentos se tornam dinâmicos e engajadores, o que prende a atenção e favorece a absorção do conhecimento”, afirma o profissional.
Ainda de acordo com ele, essa tecnologia que une a teoria e a prática com o uso de simuladores e jogos permite que os estudantes compreendam melhor o conteúdo, podendo aplicar o que aprenderam logo após a conclusão dos cursos. A plataforma é completa e oferece cursos úteis para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores em diferentes áreas de atuação.
Confira o vídeo que explica mais detalhes sobre o Sistema Escudo:
Inovação que gera resultado
Hugo conta que o projeto do Sistema Escudo começou a ser desenvolvido a mais de uma década, mas sempre com um propósito: fortalecer a área de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil, por meio de ações que estimulem o desenvolvimento intenso do setor.
Segundo ele, a ideia surgiu quando, depois de formado em engenharia da produção, o empreendedor percebeu que nas indústrias, muitas pessoas não liam os manuais de uso das máquinas ou instruções de trabalho. Devido à complexidade dos materiais, os trabalhadores não conseguiam entender o conteúdo, o que resultava no aumento no número de acidentes.
“Começamos a uma década criando manuais interativos, focados em primeiros socorros. De lá para cá, expandimos nosso catálogo de treinamentos digitais com mais de 100 cursos interativos, que contam com design instrucional aplicado e com o que há de mais moderno em tecnologias educacionais. Ainda, assumimos o compromisso de mudar o comportamento dos trabalhadores para prevenir acidentes e incidentes, garantindo que eles voltem para casa em segurança”, reforça o sócio diretor.
Ao longo de cinco anos, o Sistema Escudo já registrou mais de meio milhão de acessos na plataforma, realizando mais de 4 milhões de horas de treinamentos. Em três anos, o catálogo da empresa foi dobrado, a partir de investimentos que somam mais de R $4 milhões para desenvolver tecnologia de ponta aos treinamentos. Com isso, a empresa consolidou-se como uma das únicas soluções que oferece simuladores e jogos corporativos à pronta-entrega em treinamentos normativos.
Além dos conteúdos dos cursos, o Sistema Escudo também desenvolve podcasts, pílulas de conhecimento e simuladores personalizados, sempre com foco na realidade do aluno. Entre a cartela de clientes do negócio, estão empresas que buscam capacitar seus trabalhadores com o conteúdo disponível nas normas reguladoras, para que eles executem, por exemplo, trabalhos em altura ou com máquinas.
Ou, ainda, os conteúdos estão disponíveis para profissionais autônomos em saúde e segurança do trabalho, que tenham o interesse em revendê-los para aumentar seus leques de serviços.
No ano passado, o Sistema Escudo fechou uma parceria com uma empresa para oferecer jogos e simuladores em realidade virtual. A novidade foi sucesso no estande da plataforma na Feira Internacional de Segurança e Proteção (FISP) 2022, maior feira de SST do país. Confira uma amostra de como são os treinamentos que usam essa tecnologia.
“O Sistema Escudo não se trata apenas de treinamentos, mas de uma solução que oferece um catálogo robusto, ferramentas para análise e tomada de decisão e contato direto com especialistas. Apesar do Sistema Escudo ter apenas 5 anos, estamos no mercado desde 2012, sempre trabalhando com educação corporativa e EaD”, destaca o sócio-diretor da empresa.
Com a tecnologia como aliada, o Sistema Escudo tem transformado a área de Saúde e Segurança do Trabalho no mercado brasileiro, permitindo mais qualidade e proteção aos profissionais.
Quer saber mais? Acesse o site do Sistema Escudo para conhecer os cursos disponíveis e o modelo tecnológico da empresa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.