Ministério Público instaura inquérito para investigar combate à dengue em Joinville

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) instaurou um inquérito para apurar as ações de combate à dengue em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A decisão é da 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.

Inquérito apura ações de combate à dengue em Joinville – Foto: Thiago Bonin/NDTV

De acordo com o promotor de justiça Felipe Schmidt, o objetivo é alinhar as ações de combate com as diretrizes estabelecidas. “Esse Inquérito Civil é relevante porque procura alinhar as medidas adotadas em Joinville com o que preconizam as estratégias e diretrizes de âmbito estadual no combate à dengue”, afirma.

Segundo o MPSC, um ofício foi encaminhado à Secretaria de Saúde de Joinville para que seja apresentada justificativa sobre o que levou o município a atingir o nível de epidemia e informe as medidas adotadas no combate à dengue.

No Inquérito Civil, o Ministério Público também questiona se o município está seguindo as “Diretrizes para a organização dos serviços de atenção à saúde em situação de aumento de casos ou de epidemia por arboviroses”. O município tem prazo de cinco dias para encaminhar as informações.

Em nota, a prefeitura de Joinville informou que ainda não foi comunicada oficialmente mas está à disposição para prestar os esclarecimentos. Confira a íntegra:

“Embora ainda não oficialmente informados, permanecemos à disposição para prestar os esclarecimentos. Temos diversas ações para combate e tratamento da dengue e forneceremos os dados que nos forem solicitados”.

Joinville já tem oito óbitos por dengue

O município de Joinville confirmou, nesta quarta-feira (26), mais dois óbitos por dengue. Desde o início do ano, a cidade já registrou oito mortes pela doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 5,6 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville neste ano. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências.

Como evitar a doença

A forma mais efetiva de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é eliminar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas residências ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e também pelos canais de atendimento da Ouvidoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.