Sem dinheiro, Hospital da Criança atenderá pacientes somente de Chapecó

O poder público municipal de Chapecó/SC anunciou que deverá assumir a gestão do Hospital da Criança em junho. Com isso, a unidade atenderá apenas crianças do município. Com a mudança, o atendimento de Pronto Socorro de menores de 12 anos de outros municípios deverá ser feito no HRO (Hospital Regional do Oeste).

Redução de médicos plantonistas será a partir de novembro. — Foto: Hospital da Criança/Divulgação/ND

“Diante da descontinuidade de repasses financeiros do Governo do Estado para o Hospital da Criança e da dificuldade financeira da unidade”, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, anunciou a decisão nesta quarta-feira (26).

Ainda nessa semana devem ser enviados R$ 1,2 milhão para pagamento de salários dos profissionais e dos insumos utilizados. Além disso, em maio vai garantir mais R$ 1 milhão, o dobro do que repassa mensalmente, para garantir a continuidade das cirurgias agendadas no local.

Os recursos serão repassados para a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, organização social que administra o Hospital da Criança e também o Hospital Regional do Oeste.

A direção da Associação esteve em reunião com o prefeito e os secretários de Governo, Thiago Felipe Etges, e de Saúde, Jader Danielli, nesta quarta-feira, relatando a situação financeira delicada devido à falta de aporte de recursos do Estado.

O prefeito também anunciou que, a partir de junho, o Hospital da Criança deixará de ser gerido pela associação e passará para a administração do município. Com isso a Secretaria de Saúde fará o remanejamento de profissionais para a unidade.

“Nós tomamos esta medida para que possamos atuar com mais autonomia e assim melhorar o atendimento, reduzindo o tempo de espera”, disse Rodrigues.

A equipe do ND+ buscou contato com o Governo do Estado de Santa Catarina, mas até às 18h30 desta quarta-feira (26), não obteve resposta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.