Superintendente de órgão de Presidente Getúlio prestará depoimento na Operação Mensageiro

O superintendente do Saate (Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto) de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, foi conduzido para prestar depoimento ao Ministério Público nesta quinta-feira (27). Edson José Staloch também é alvo da 4ª fase da Operação Mensageiro.

Edson José Staloch é alvo da Operação Mensageiro e foi conduzido para prestar depoimento em Florianópolis nesta quinta-feira (27) – Foto: Redes Sociais/Divulgação/ND

Mesmo que ele seja alvo da investigação, a assessoria de imprensa da prefeitura de Presidente Getúlio informou ao ND+ que ele não teria sido alvo dos mandados de prisão preventiva cumpridos nesta manhã, embora tenha confirmado que Edson foi levado pelo Gaeco até Florianópolis para prestar depoimento.

Além de Edson Staloch, superintendente do Saate de Presidente Getúlio, o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo (MDB), e o secretário de administração de Ibirama, Fábio Fusinato, também foram conduzidos pelo Gaeco após o recolhimento de documentos relacionados à operação nas duas cidades. O processo corre em segredo de Justiça.

Prefeitura emite nota

Em nota, a prefeitura de Presidente Getúlio afirma que foram cumpridos mandados de busca e apreensão de documentos no setor de compras da prefeitura, relacionados a contratos de coleta de lixo na cidade. Além deste local, equipes do Gaeco foram até o prédio do Saate, mas lá não teriam sido apreendidos documentos.

“O poder público municipal segue colaborando com os órgãos de fiscalização externa, a fim de esclarecer a situação o mais breve possível. O procedimento ainda corre em segredo de justiça e não há mais informações”, diz o comunicado. Leia:

Nota

O Município de Presidente Getúlio, em razão da 4ª fase da operação realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), informa que os agentes estiveram nesta manhã de quinta-feira(27), na sede do Saate e no setor de compras do Paço Municipal.

No Saate não foram recolhidos documentos e no Paço Municipal foram levados documentos relacionados a empresa investigada na operação.

O superintendente do Saate foi conduzido para Florianópolis, onde prestará depoimento.

O poder público municipal segue colaborando com os órgãos de fiscalização externa, a fim de esclarecer a situação o mais breve possível. O procedimento ainda corre em segredo de justiça e não há mais informações.

Relembre a 4ª fase da Operação Mensageiro

Nesta manhã de quinta-feira (27), o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) deflagrou a quarta fase da Operação Mensageiro, cumprindo ao todo 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão em 12 cidades catarinenses.

A investigação apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

Além das cidades do Alto Vale do Itajaí, os mandados são cumpridos em Imaruí, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte e Massaranduba.

No Norte Catarinense, já houve a confirmação da prisão de um vereador e também do prefeito da cidade de Três Barras. No Vale do Itajaí, em Ibirama, o prefeito da cidade e o secretário municipal de administração foram presos preventivamente e encaminhados para audiência de custódia, em Florianópolis.

Ao todo, até agora, já foram cumpridos 196 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão preventiva em todas as fases da Operação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.