Pesca da Tainha: Reunião entre pescadores, surfistas e comunidade faz solução consensual para temporada que começa na segunda-feira (1º)

Durante todos os anos, uma das espécies que mais movimenta a economia do setor pesqueiro em Santa Catarina faz sua migração no litoral. A tainha, que faz a sua passagem em grandes cardumes, inicia com a chegada do outono e do inverno por muitos anos.

Por ter um grande fator econômico e cultural, o Governo de Garopaba, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, realizou no dia 12 de abril, na Câmara de Vereadores, a reunião anual com pescadores, surfistas e comunidades, para terem novamente a solução consensual sobre as restrições da prática do surf nas praias durante a safra da Tainha.

Cerca de 29 participantes entre representantes das canoas, colônia de pescadores, presidentes das associações de surf e servidores das secretarias de Agricultura e Pesca, de Turismo, Esportes e Desenvolvimento. A solução prevê as mesmas delimitações usadas nos anos anteriores.

Segundo o vice-prefeito, Guto Chaves, que também esteve presente na reunião, afirma que é muito importante esta solução entre todos, pois a pesca além de movimentar e sustentar várias famílias, desde o pescador até o consumidor final, é um marco turístico e cultural para a cidade.

 

“A pesca da tainha é muito mais que uma tradição, é um símbolo histórico do litoral catarinense que existe há muitos anos. Sabemos também que o surf é saúde e que também movimenta a economia local e o turismo. Por isso, a solução entre todas as entidades, é para  todos poderem continuar em harmonia e usufruir de nossas riquezas naturais, algo essencial”, finaliza Guto.

 

Confira como ficou as delimitações nas praias durante a safra da tainha em Garopaba:

  • PRAIA DA GAMBOA – PRAIA DO SIRIÚ – PRAIA DA VIGIA – PRAIA DO CENTRO – PRAIA DA BARRA DO CAPÃO: todas estarão fechadas para a prática do surf com orientação nas praias através de placas indicativas, ou seja, informando quais praias que estão abertas para a prática do surf;
  • PRAIA DO SILVEIRA – OUVIDOR: Será adotado o sistema de sinalização com bandeiras, sendo que quando houver bandeira vermelha hasteada significa que está proibida a prática de surf e quando não houver bandeira, está permitida.
  • PRAIA DA FERRUGEM: permitida a prática do surf no Canto Norte, com limite de Bandeira Vermelha situada a 250 (duzentos e cinqüenta metros) ao Sul, deste limite para o Sul não é permitida a prática do surf.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.