Imbituba recebe neste sábado (29) oficina com olhar inclusivo para/com pessoas em situação de rua e sofrimento psíquico

O Painel Biblioteconomia em Santa Catarina é um evento estadual que ocorre desde 1982 promovido pela Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB).

Imbituba recebe neste sábado (29) oficina com olhar inclusivo para/com pessoas em situação de rua e sofrimento psíquico

Os temas das últimas edições convergem para discussões e reflexões contemporâneas à área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, enfatizando, com frequência, o cunho social da profissão. Nesta 39ª edição o tema é “Bibliotecas Inclusivas: promovendo a inclusão social, econômica e política de todas as pessoas”, o evento ocorreu nos dias 14 e 15 de abril em Florianópolis e também marca presença em 5 regiões do Estado.

A realização da 39ª edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina é apoiada pelo  Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.

Na etapa da Região Sul a Oficina “Bibliotecárias/os e Bibliotecas Públicas: um olhar inclusivo para/com pessoas em situação de rua e sofrimento psíquico” acontece em parceria com a Prefeitura de Imbituba neste sábado (29), com início às 10:00 horas, na Biblioteca Pública de Imbituba.

A população em situação de rua sofre historicamente violências contra seus direitos básicos. Partindo do pressuposto de que para se fazer inclusão social são necessários meios para a construção da autonomia dos indivíduos, e que a biblioteca pública dispõe de instrumentos que viabilizam a inclusão e que pessoas em situação de rua necessitam de um olhar mais humanizado; propõe-se discutir sobre a responsabilidade social da biblioteca pública e da atuação das pessoas bibliotecárias.

A proposta da oficina é refletir a respeito da biblioteca pública como um espaço voltado à democratização da informação, também sua responsabilidade social quanto a inclusão da população em situação de rua e pessoas em sofrimento psíquico. Bem como, discutir sobre os serviços oferecidos pela biblioteca pública podem auxiliar os moradores em situação de rua e vulnerabilidade social influenciando na qualidade de vida e a sua inclusão social.

Oficina

“Bibliotecárias/os e Bibliotecas Públicas: um olhar inclusivo para/com pessoas em situação de rua e sofrimento psíquico”

Público-alvo: Bibliotecários, Estudantes de biblioteconomia, professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, e/ou quaisquer pessoas interessadas na temática.
Qualquer informação sobre a Oficina deve ser esclarecida pelo email: [email protected]

Vagas: 15 (gratuitas)

Data: 29 de abril
Horário: das 10:00 às 12:00

Local: Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa

Rua Nereu Ramos, 326, Térreo – Centro – Imbituba

Maps: https://g.page/bibliotecapubli…

Informações sobre o local: WhatsApp da Biblioteca Pública Imbituba

https://wa.me/message/VQ7CYGRS…

Conheça o site do 39º Painel:

 https://painelbibliotecono.wix…

MINISTRANTES

Daniella Camara Pizarro | PPGINFO/ DBI UDESC

Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Informação (DBI /FAED) da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. Atualmente coordena o Bibead – curso de Biblioteconomia à distância do DBI/FAED/UDESC e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação – PPGINFO/FAED/UDESC.  Atua no ensino de Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação, no BIBEAD e no PPGINFO/FAED da UDESC. Doutora em Ciência da Informação e está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Cultura Impressa e Digital (GP-CiDi). Tem como enfoque de pesquisa e extensão o ensino de Biblioteconomia, a formação e atuação ético-política do Bibliotecário, bem como suas representações sociais coletivas a partir da perspectiva da sociofenomenologia; e ainda, com questões relacionadas às bibliotecas no cárcere e na mediação da informação como promotora de uma educação para a liberdade e emancipação cidadã.

Caroline Kern | PPGE UDESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2005), Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC(2014). Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, formação de professores, diversidades, com ênfase em alfabetização, inclusão escolar de pessoas com história de deficiência, escola e violências. Coordenou a formação compartilhada de docentes e assistentes sociais do sistema prisional da Grande Florianópolis como integrante do programa de Extensão: Novos Horizontes da universidade nos espaços de privação de liberdade (LABIB/UDESC 2017/2018). É Professora do curso de pedagogia (EAD) no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Professora no curso de pedagogia e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Núcleo de Atendimento Pedagógico e Estudantil (NUAPE) no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

MEDIADORA

Gláucia Maindra da Silva | Prefeitura de Imbituba

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Experiência na área de gestão cultural em unidades de informação. Atua nas áreas de biblioteconomia, informação, cidadania e ação cultural. De 2009 a 2012 atuou como Coordenadora Suplente do Comitê Regional do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Atua na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa desde 2012 e coordena desde 2015 o projeto cultural itinerante “Tenda Literária”. Foi Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura (SMBLLL) da Prefeitura de Imbituba de 2014 a 2015 e Gerente de Fomento e Incentivo à Cultura de 2015 a 2016. Secretária-Geral/ Adjunta do CMPC – Conselho Municipal de Política Cultural em Imbituba desde 2013. Membro da Câmara Setorial do Livro e Leitura/Santa Catarina em 2016, integrante ativa do GEBP – Grupo Especializado em Biblioteca Públicas da ACB – Associação Catarinense de Bibliotecários de Santa Catarina em 2016, e Membro do Colegiado da Setorial do Livro, Leitura e Literatura do CNPC – Conselho Nacional de Política Cultural 2017-2017. Gláucia foi coordenadora do SMBLLL, de julho de 2017 a dezembro de 2020, atividade que ganhou força em agosto de 2018, com a proposta de elaboração colaborativa do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (PMBLLL).

Fonte: Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.