Liderado por Tatum e Brown, Celtics domina fim de jogo, elimina o Hawks e avança às semifinais

Uma série que entregou mais do que se esperava dela. O vice-líder da temporada regular na Conferência Leste teve mais trabalho do que os torcedores imaginavam, mas conseguiu fechar a série e avançar às semifinais da conferência. O Boston Celtics entrou nos playoffs como um dos favoritos à NBA Finals pelo segundo ano consecutivo, mas enfrentou o Atlanta Hawks que dificultou o caminho já na primeira rodada.

Comandado por Jayson Tatum e Jaylen Brown, Boston Celtics fecha a série contra o Atlanta Hawks e avança à semifinal da Conferência Leste – Foto: NBA/Divulgação

Com Trae Young pegando fogo, ou melhor, parecendo gelo como o próprio apelido “Ice Trae” indica, o time da Geórgia forçou o jogo 6, mas não resistiu à dupla Jayson Tatum e Jaylen Brown, foi derrotado na noite de quinta-feira (27), por 128 a 120 em plena State Farm Arena e, com isso, o atual vice-campeão da NBA fechou a série em 4 a 2 e garantiu vaga nas semifinais do Leste.

Pela frente, os celtas terão o Philadelphia 76ers, que está bem descansado. Liderado por Joel Embiid, o Sixers varreu o Brooklyn Nets e está de “folga” desde o dia 22 de abril, quando fechou a série em 4 a 0, imprimindo a segunda varrida consecutiva do time de New York que, na temporada passada, também foi eliminado na primeira rodada, mas pelo Boston Celtics.

O time de Boston assustou os torcedores, é bem verdade, mas no jogo da classificação, mostrou que pode sim chegar às finais e conquistar o 18º título, conquista que não vem desde 2008.

Depois de desperdiçar a chance de fechar a série no TD Garden, o Celtics também não começou o jogo 6 animando a torcida. Com uma defesa aberta, que dava espaços para a movimentação do time da casa e ainda dava liberdade para Trae Young e para qualquer arremessador do perímetro, Boston parecia quilômetros de distância da defesa que tinha na última temporada. Ofensivamente, forçava bolas do perímetro e pecava nos rebotes, especialmente ofensivos.

O resultado foi um primeiro tempo equilibrado e com o time vencendo por apenas um ponto de diferença. O equilíbrio, aliás, predominou em praticamente toda a partida. Foram 15 posses com o placar empatado e 22 trocas de liderança durante os quatro quartos. A maior vantagem durante o jogo foi do time celta, que chegou a abrir 10 pontos de vantagem.

O que determinou a vitória e a classificação do Boston Celtics foram os ajustes defensivos  feitos no intervalo e, especialmente, a intensidade do time nos três minutos finais. Com liberdade no primeiro tempo, Trae Young foi ao vestiário com 25 pontos. No segundo tempo, a marcação de Marcus Smart o limitou a apenas cinco pontos.

Com a defesa pressionando, o Celtics tirou o espaço de Atlanta e, em contrapartida, a transição feroz do time celta dava indícios do que estava por vir no fim de jogo. Boston anotou 18 pontos em contra-ataques contra apenas 4 de Atlanta.

Nos minutos finais, o esforço final para acabar com a série. A defesa funcionou e uma sequência de blocks de Timelord, Brown, contra-ataque com Tatum, bola do perímetro de Tatum e uma marcação de bola lateral que forçou Atlanta a três recomeços forçados e um turnover sacramentou a classificação.


Marcação lateral do Celtics forçou turnover de Atlanta após três tentativas de reposição – Vídeo: Twitter/NBCS Boston/Reprodução

Jayson Tatum e Jaylen Brown combinaram para 62 pontos e chegaram a 23 vitórias e uma derrota quando ambos marcam 30 pontos em pelo menos 20 jogos. A marca é maior do que a da dupla Michael Jordan e Scotie Pippen, que tem 18-2. Foram 32 pontos, 5 rebotes, 2 assistências e 1 bloqueio para Brown que teve, ainda, aproveitamento de 52% de FG e 75% de 3P.

Já Jayson Tatum, que chegou a 17 jogos de playoffs com pelo menos 30 pontos, superando Paul Pierce e assumindo a quarta posição no ranking da história do Boston Celtics, terminou a partida com 30 pontos, 14 rebotes, 7 assistências, 2 bloqueios e aproveitamento de 55% de FG e 40% de 3P. Além deles, Marcus Smart teve 22 pontos, Al Horford terminou com 10 pontos e 12 rebotes e o sexto homem do ano, Malcolm Brogdon veio do banco com 17 pontos.

Pelo lado de Atlanta, Trae Young terminou com 30 pontos, 3 rebotes e 10 assistências, De’Andre Hunter fechou a partida com 20 pontos e 6 rebotes, Dejounte Murray teve 14 pontos, 7 rebotes e 11 assistências e Clint Capela também teve um duplo-duplo com 10 pontos e 10 rebotes.

Agora, o Celtics enfrenta o Sixers que tem, como grande ponto de interrogação, a saúde de Joel Embiid, finalista ao prêmio de MVP da temporada. O pivô sofreu uma lesão no joelho direito e ainda não há informações sobre a real situação do jogador. O primeiro jogo da semifinal será na segunda-feira (1º), às 20h30, horário de Brasília. Na outra semifinal do Leste, o Miami Heat, que eliminou o Milwaukee Bucks, enfrenta o New York Knicks, que não avançava para a segunda rodada dos playoffs desde 2013.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.