Turismo em SC tem desafios para a próxima temporada de verão

“A temporada de verão no Litoral catarinense foi muito melhor que a do ano passado”, revela o presidente da Fecomércio SC, Helio Dagnoni, em apresentação de pesquisa da Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2023. Os dados foram apresentados na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, nesta sexta-feira (28).

Infraestrutura, balneabilidade das praias e mobilidade estão entre os principais desafios para as próximas temporadas. Dentre os diversos pontos abordados, a pesquisa apontou que a sustentabilidade do setor depende da combinação entre preservação ambiental e das belezas naturais e desenvolvimento urbano e dos equipamentos turísticos.

Infraestrutura, balneabilidade das praias e mobilidade estão entre os principais desafios – Foto: Leo Munhoz/ND

“Para impulsionar o setor, precisamos investir nos pontos fortes e redobrar a atenção com os gargalos, como a questão da balneabilidade e da malha viária. O Estado tem o privilégio de ter um turismo regional forte, que fomenta o setor independente da estação, e ainda é a menina dos olhos dos estrangeiros, principalmente dos países vizinhos. Justamente por conta desse perfil, quase oito em cada dez vem para o Estado de carro no verão, então as condições das estradas é um tema central para a consolidação de Santa Catarina como um dos principais destinos do país”, explana Dagnoni.

A falta ou a pouca infraestrutura em alguns lugares do Estado impacta diretamente o turismo regional. Para resolver este problema, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, afirmou que a nova gestão está focada no desenvolvimento dos diversos destinos catarinenses, além dos “tão procurados litorais”.

“Estamos fazendo um diagnóstico com as IGRs (Instâncias de Governança Regionais) para entender as dores, elencar as prioridades e valorizar a vocação de cada região. No segundo semestre vamos focar na promoção dos nossos destinos para o próprio catarinense, fomentando o turismo interno, além da realização de um novo planejamento promocional do Estado para abertura de novos mercados, com a importante parceria do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac e demais atores da cadeia produtiva do turismo”, pontua Neiva.

Turismo também é renda, defende presidente da entidade

Conforme aponta a pesquisa, para os empresários de diversos setores, exceto hotelaria, o faturamento foi 12% maior que nos meses anteriores à temporada e 21% maior que na temporada passada.

Já para o setor de hotelaria, a avaliação do faturamento foi ainda melhor: 49% maior em relação aos meses anteriores à temporada e 28% maior que na temporada passada.

A partir desta conclusão, o presidente do órgão afirma que o turismo precisa ser pensado de forma diferente. “Muitas pessoas acham que o turismo é só lazer, e não é. O turismo gera renda e gera emprego”, expõe Dagnoni. “Precisamos saber ainda mais como vender o turismo”.

Dados foram apresentados na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC – Foto: Divulgação/ND

Perfil do turista mudou, aponta pesquisa

Segundo a pesquisa, as tendências de mudança no perfil dos turistas estão se confirmando. Os dados mostram que os turistas de 18 a 25 anos estão diminuindo, mas a faixa etária de 51 a 60 anos está crescendo. “Podemos concluir que pessoas com faixa de renda alta e maior faixas etárias estão realizando gastos mais consideráveis, o que pode representar turistas mais exigentes”, afirma a analista de pesquisa, Daniele Cruz.

Já os gastos dos turistas foram 9% mais altos em relação à média histórica. Os gastos com hospedagem foram os mais expressivos: 29% mais altos.

Estrangeiros preferem a Capital e Balneário Camboriú

Florianópolis e Balneário Camboriú foram os principais destinos do Litoral de Santa Catarina escolhidos pelos turistas estrangeiros. A pesquisa mostra aumento na presença de argentinos em relação à temporada de 2022. No entanto, a participação deles ainda não retornou ao patamar pré-pandemia (2018 e 2019).

A pesquisa também evidencia um aumento na participação de turistas uruguaios, tanto em relação à média histórica quanto em relação ao ano anterior.

No entanto, os brasileiros lideram o público visitante ao Litoral catarinense. São 83% brasileiros, e majoritariamente dos Estados da região Sul. Esta temporada ainda registrou um aumento, em relação à média histórica, na participação de turistas moradores do próprio Estado de Santa Catarina nos litorais de Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba.

A pesquisa, realizada com turistas entre dezembro de 2022 e fevereiro deste ano, focou em dois principais pontos: o perfil do turista, através de pesquisas realizadas com os visitantes, e a percepção do resultado da temporada, pelo ponto de vista dos empresários do setor turístico. Os locais alvos da pesquisa foram Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba.

DADOS DA FECOMÉRCIO SC

Origem dos turistas que vieram para SC

              Argentina                Uruguai

2020:   14,8%                          1,6%

2021:   0,2%                            0,1%

2022:  10,4%                          0,6%

2023:  12,4%                           2,1%

 

Turismo em Florianópolis

28,7% de turistas eram residentes do Rio Grande do Sul

16,3% eram argentinos e 5,7% uruguaios

11,9% vieram de São Paulo

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