Homem é preso por estupro cometido há 20 anos após DNA em copo de café; entenda o caso

Kurt Rillema, de 51 anos, foi preso por dois estupros ocorridos entre 1999 e 2000 nos Estados Unidos. A identificação do suspeito ocorreu por meio da coleta de material genético deixado em uma xícara de café para viagem.

Homem é preso por estupro cometido há 20 anos após DNA em copo de café – Foto: Reprodução/ND

Segundo o portal New York Post, Rillema está detido sem fiança em Michigan, nos Estados Unidos, acusado de atacar uma mulher de 22 anos que trabalhava em uma barraca de comida no em setembro de 1999.

O homem também está sendo acusado de estuprar uma mulher de 19 anos dez meses depois, em julho de 2020.

A partir do DNA deixado em ambos os ataques, os investigadores conseguiram ligar  os casos ocorridos e identificaram que os crimes haviam sido cometidos pela mesma pessoa.

Entretanto, os avanços nos exames de DNA abriram o caminho para que os investigadores finalmente reduzissem a três possíveis suspeitos – Rillema e dois de seus irmãos.

Rillema virou o principal suspeito após suas características encaixarem com a descrição deixada por pelo menos uma das vítimas.

O estuprador foi descrito como sendo “mais velho do que a idade das pessoas da faculdade”. Os investigadores acreditam que o homem estava visitando seu irmão quando o ataque ocorreu.

Em janeiro deste ano, a polícia começou a monitorar Rillema e conseguiu obter seu DNA a partir de uma xícara de café que havia tomado.

“Ele deixou para trás uma prova crítica, seu DNA”, disse o primeiro promotor distrital assistente do Condado de Center, Sean McGraw, ao anunciar as acusações da Pensilvânia contra Rillema.

O suspeito foi indiciado em Michigan por acusações de conduta sexual criminosa de primeiro e segundo grau. Ele pode pegar prisão perpétua se for condenado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.