Após determinação da Justiça, capivara Filó é devolvida em seu ‘habitat natural’; entenda 

A capivara “Filó” foi solta em “habitat natural”, no fim da tarde deste domingo (30), após uma determinação da Justiça que obrigou o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a devolver o animal a seu tutor, o influenciador Agenor Tupinambá.

Após determinação da Justiça, capivara Filó é devolvida em seu ‘habitat natural’; entenda  – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

O animal foi solto na fazenda do tiktoker, em Autazes, no interior do Amazonas. “Filó [foi] entregue ao seu habitat natural”, escreveu a deputada Joana Darc, que auxiliou o jovem ribeirinho desde o início do caso, em uma publicação nas redes sociais.

Veja o momento em que a capivara é solta

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Joana Darc 🐞 (@joanadarcam)

Relembre o caso

Conhecido por registrar o dia a dia da sua amizade com uma capivara, o tiktoker Agenor Tupinambá recebeu uma notificação do Ibama do Amazonas por maus-tratos e retirada de animal selvagem do habitat natural. O jovem também foi multado em mais de R$ 17 mil.

Na quinta-feira (27), o fazendeiro e estudante de agronomia entregou a capivara ao Ibama. A capivara foi transportada em um avião de Autazes, a 113 km da capital do Amazonas, até o aeroclube de Manaus, onde agentes do Ibama aguardavam no local. “Filó” foi conduzida até um Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) e será reintegrada à natureza.

O caso ganhou grande repercussão e após grande mobilização do jovem, de personalidades públicas e de internautas, a Justiça concedeu a tutela provisória ao influenciador Agenor Tupinambá.

Em nota, o órgão público reagiu à repercussão do caso, chamando o influenciador de “infrator” e repudiando aquilo que classificou como “intimidação” a seus servidores.

*Com informações do portal R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.