Itajaí vai contratar segurança armada para escolas municipais; veja como vai funcionar

Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, vai contratar emergencialmente segurança armada para todas as unidades escolares da rede municipal de ensino. A decisão foi tomada para garantir mais segurança aos alunos e professores após ataque a creche em Blumenau, no Vale do Itajaí.

A secretaria de Educação já está estudando a quantidade de seguranças armados que serão necessários para realizar o serviço, bem como os custos para essa contratação emergencial.

Itajaí terá segurança armada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

Entre os trabalhos em andamento, a cidade também está fazendo um levantamento de vulnerabilidade das estruturas de cada escola. Com este relatório, serão identificados locais que necessitam de melhorias, como muros mais altos, reparos, entre outras ações que garantam maior segurança dos estudantes.

Além de já terem intensificado as rondas policiais, as secretarias de Segurança Pública e de Tecnologia iniciaram um projeto de mapeamento digital com câmeras de reconhecimento facial, no qual vão ser monitoradas as entradas e saídas dos alunos.

Também está sendo desenvolvido pela secretaria o botão do pânico ‘Alerta Escola’ que já está em fase de testes para implementação em todas as unidades escolares de Itajaí.

O botão está vinculada ao COI (Centro de Operações Integradas) da secretaria de Segurança Pública e após ativado o botão, uma equipe de segurança é informada imediatamente e a guarnição mais próxima vai até o local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.