Filhote de baleia-franca ‘brinca’ ao lado da mãe no litoral de SC; VÍDEO


Sobrevoo avistou 216 indivíduos da espécie entre segunda e terça-feira. Período é o auge de visitas dessas baleias na costa brasileira. Baleia-franca e filhote no litoral de Santa Catarina
Um filhote de baleia-franca parece brincar no mar ao lado da mãe no litoral de Imbituba, no Sul de Santa Catarina. Na água, o pequeno mamífero bate com a cauda na superfície do oceano e gera espuma ao redor.
As imagens foram feitas com drone.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A filmagem da mamãe com o filhote foi feita durante monitoramento aéreo na segunda (16) e terça-feira (17) entre Cidreira, no litoral Norte do Rio Grande do Sul, e Florianópolis. De acordo com o Instituto Australis, esse período é o auge das visitas desses mamíferos na costa brasileira.
Baleia-franca com filhote brincando no mar de Imbituba, SC
Reprodução/Instituto Australis
Durante esse sobrevoo, foram encontradas 107 pares de baleias com um filhote cada e mais dois adultos sozinhos.
Em Santa Catarina, a maior concentração de baleias-francas ocorreu nos seguintes locais:
entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba, com 46 baleias
entre o extremo Norte da praia de Itapirubá e a praia da Vila, em Imbituba, com 36 baleias
em Florianópolis, a maior avistagem foi na Praia do Moçambique, com 26 baleias
“O monitoramento aéreo é fundamental para entendermos como as baleias-francas estão respondendo aos esforços de conservação da espécie, tendo em vista que a partir dele podemos estimar os parâmetros demográficos da população”, afirmou o gerente de Pesquisa do Instituto ProFRANCA, Eduardo Renault.
A ação também é importante para tentar localizar indivíduos já conhecidos dos biólogos. “Um sobrevoo com um número elevado de baleias como o de 2024 aumenta a chance de encontrarmos baleias já conhecidas. E, é essa a informação que precisamos para gerar os modelos estatísticos que resultam em números como o tamanho populacional e as taxas de crescimento anual”, completou Renault.
Baleia-franca com filhote semialbino no litoral de Santa Catarina
Instituto Australis/Divulgação
Para caracterizar um indivíduo, o instituto usa fotografias. “As fotos são utilizadas na identificação das baleias adultas, já que suas calosidades sobre a cabeça funcionam como uma impressão digital”, explicou a bióloga Karina Groch, diretora do ProFRANCA.
O monitoramento data do final da década de 1980 e o maior número registrado foi de 273 baleias avistadas, em 2018. No ano passado, foram contabilizadas 225.
A baleia-franca é uma espécie ainda ameaçada de extinção no Brasil, e conta com uma população estimada em cerca de 500 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4% ao ano, conforme o Instituto Australis.
Baleia-franca salta no mar do litoral de Santa Catarina
Instituto Australis/Divulgação
Baleia-franca
Ben Ami Scopinho/Arte
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.