Conheça o Ovelheiro Gaúcho, raça de cachorro originária do sul do Brasil

Você já ouviu falar do cachorro Ovelheiro Gaúcho? A raça teve origem no do sul do Brasil, sendo reconhecida nacionalmente.

A imagem mostra um cachorro da raça brasileira de cachorro ovelheiro gaúcho nos dias de hoje e uma imagem da raça antigamente com um colono gaúcho.

A raça de cachorro ovelheiro gaúcho é reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia – Foto: Internet/Reprodução ND

Origem da raça de cachorro ovelheiro gaúcho

Reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia apenas no ano de 2000, a raça surgiu graças à agropecuária do Rio Grande do Sul.

No início da colonização do estado, a agropecuária e criação de bovinos e ovinos era muito comum para os colonos. Então, para ajudar a cuidar desses rebanhos, os cachorros ovelheiros passaram a ser utilizados no campo.

A imagem em preto e branco mostra cachorros da raça ovelheiro gaúcho com colonos gaúchos.

Para ajudar a cuidar desses rebanhos, os cachorros ovelheiros passaram a ser utilizados no campo. – Foto: Internet/Reprodução ND

Por terem descendência de cães de pastoreio, os gaúchos ovelheiros têm muita prática para pastorear ovelhas e comandar rebanhos bovinos.

A raça vem sofrendo mudanças por meio de seleção artificial, para adequar os cães para as mais diferentes situações no campo, principalmente o pastoreio.

Em pesquisa feita em 2015 sobre a raça de cachorro, realizada pelo Canil Santa Terezinha, foram visitadas 21 propriedades no sul do país.

A pesquisa encontrou 105 exemplares de fenótipo que se enquadrariam no padrão CBKC-NR05 para a raça Ovelheiro Gaúcho, das mais variadas linhas de sangue e diversas regiões do estado do Rio Grande do sul e Santa Catarina.

Reconhecimento da raça

Apesar da raça de cachorro Ovelheiro Gaúcho não ter reconhecimento pela Federação Cinológica Internacional (FCI), ela é reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia desde os anos 2000.

A imagem mostra a logo da Confederação Brasileira de Cinofilia e um cachorro da raça Ovelheiro Gaúcho com ovelhar em um gramado.

A raça de cachorro Ovelheiro Gaúcho é reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia desde os anos 2000- Foto: Internet/Reprodução ND

A primeira pessoa a registrar essa raça de cachorro oficialmente no país foi Milton José Rodrigues de Almeida Filho, do Canil Reusfatim, no município de Rio Grande, juntamente com Telmo Souza Lima Filho, do Canil Black Money, nos anos 2000.

O primeiro a exportar para fora do Brasil o Ovelheiro Gaúcho foi Diego Lima Paz, do Canil Santa Terezinha, de Rio Pardo. Ele levou a raça para os USA em 2016, Uruguay em 2019 e novamente USA em 2023.

Características físicas do cachorro ovelheiro gaúcho

A raça possui um tamanho e estrutura medianos, com pelagem densa, mas não muito longa, o que faz com que sejam muito resistentes e ágeis.

Seu temperamento é dócil e amigável, com fácil adaptação aos comandos. O cachorro não demonstra agressividade em relação ao rebanho ou às pessoas.

A imagem mostra um cachorro com coloração branca, preta e marrom da raça brasileira ovelheiro gaúcho.

A pelagem do ovelheiro gaúcho é adaptada a diferentes climas, apresentando variações em densidade – Foto: Internet/Reprodução ND

Sua pelagem é adaptada a diferentes climas, apresentando variações em densidade. Machos e fêmeas têm altura entre 50 a 65 cm e peso de 20 a 35 kg.

Cachorro de guarda?

A função da raça do cão ovelheiro pode ser interpretada de forma errada. Acontece que eles são cães originalmente do tipo pastoreio, como Border Collies.

O máximo que eles podem fazer para proteção é latir em sinal de alarme quando algo estranho se aproxima do seu território. Por isso, caça, corrida, combate, salvamento, faro, aponte e guarda, não são funções dessa raça.

E mesmo que, em alguns casos isolados, eles tentem fazer alguma dessas funções, com sua ótima capacidade de aprendizagem, nunca irão fazer com excelência, como as raças que são propriamente selecionadas para isso.

Além disso, do ponto de vista do manejo e treinamento de cães, selecionar o Ovelheiro Gaúcho para essas outras funções é um desserviço para a raça, porque pode, a longo prazo, pode descaracterizar o comportamento original de pastoreio do animal.

Cuidados com a raça

Como todo cão, são necessários alguns cuidados com a raça de cachorro ovelheiro, alguns como:

Alimentação: a alimentação de cães, especialmente de ovelheiros, é polêmica devido à variedade de rações disponíveis. Rações super-premium podem melhorar a qualidade de vida, mas é preciso levar em conta as necessidades individuais de cada animal. Evite trocas frequentes de marca e ajuste as quantidades conforme necessário. A alimentação natural pode ser arriscada para essa raça, já que muitos alimentos humanos podem ser tóxicos para os cães.

Prática de exercícios: é recomendado ter um espaço adequado para ovelheiros, mas nem todos os proprietários têm essa opção. Passeios em parques são essenciais para interação social e prevenção de estresse. Exercícios físicos podem também melhorar a qualidade de vida do cãozinho e ajudar no desempenho de pastoreio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.