Grande incêndio em loja no centro de Brusque é controlado após quatro horas de combate

O incêndio que atingiu a loja Pittol, no Centro de Brusque, foi finalmente controlado por volta das 07h30 desta sábado (30), após intensas operações de combate que duraram cerca de quatro horas.

A imagem mostra o incêndio na loja Pittol em Brusque sendo contido.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o apoio de equipes de cidades vizinhas foi fundamental para conter as chamas. – Foto: 3° Batalhão de Bombeiros Militar/Reprodução ND

Incêndio na loja Pittol em Brusque é contido após quatro horas

Com o incêndio controlado, as equipes de Brusque iniciaram a desmobilização por volta das 16h. Segundo o Corpo de Bombeiros, o apoio de equipes de cidades vizinhas foi fundamental para conter as chamas.

As equipes de Guabiruba, Itajaí e Balneário Camboriú auxiliaram no controle do incêndio, que havia destruído grande parte do telhado da loja, colocando em risco os imóveis vizinhos e até uma residência.

O Corpo de Bombeiros utilizou 100.000 litros de água no combate às chamas e no rescaldo.

De acordo com a Defesa Civil de Brusque, a situação foi crítica nas primeiras horas, principalmente devido ao risco de propagação do fogo para outras estruturas.

A imagem mostra a loja que pegou fogo em Brusque e carros de bombeiros.

A loja Berlanda, que compartilha uma parede com a Pittol, sofreu danos graves, com grandes rachaduras na parede de divisão. – Foto: Divulgação/CBMSC

A área foi isolada com faixas e cones, e um guarda foi colocado na loja Pittol para garantir que a estrutura não fosse invadida até que a segurança fosse totalmente restaurada.

Lojas e apartamentos interditados pela Defesa Civil

Após a contenção do incêndio, a Defesa Civil iniciou a avaliação das lojas vizinhas e da estrutura da loja Pittol.

A loja Berlanda, que compartilha uma parede com a Pittol, sofreu danos graves, com grandes rachaduras na parede de divisão. Por isso, foi orientada a manter-se fechada até uma nova avaliação.

A Defesa Civil também determinou que dois apartamentos residenciais próximos à área do incêndio fossem mantidos fechados por questões de segurança, já que a estrutura da edificação estava comprometida.

A imagem mostra o incêndio na loja Pittol, em Brusque.

A Defesa Civil também determinou que dois apartamentos residenciais próximos à área do incêndio fossem mantidos fechados por questões de segurança. – Foto: Divulgação/CBMSC

O prefeito de Brusque, André Batisti, esteve no local para acompanhar o andamento das operações. Bastiti mobilizou recursos da Secretaria de Obras e do SAMAE, incluindo uma retroescavadeira e caminhão pipa para ajudar nos trabalhos de rescaldo.

A imagem mostra o Corpo de Bombeiros combatendo o incêndio em Brusque.

A área foi isolada com faixas e cones, e um guarda foi colocado na loja Pittol para garantir que a estrutura não fosse invadida até que a segurança fosse totalmente restaurada. – Foto: Divulgação/CBMSC

O responsável técnico pela loja Pittol chegou ao local no início da tarde e apresentou um plano de trabalho para o desmonte e recuperação da estrutura danificada.

Segundo ele, um plano será desenvolvido para eliminar os riscos de colapso. O Corpo de Bombeiros continua monitorando a área e realizando avaliações de segurança nas edificações adjacentes.

Contenção das chamas na loja Pittol


Foram disponibilizados recursos da Secretaria de Obras e do SAMAE, incluindo uma retroescavadeira e caminhão pipa para ajudar nos trabalhos de rescaldo. – Vídeo: CBMSC/Reprodução ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.