Como fazer lavagem nasal: dicas e passo a passo completo

A lavagem nasal é uma prática bastante simples para limpar as narinas e seios nasais, removendo as impurezas e aliviando sintomas de diversas condições, como rinite alérgica, sinusite e até mesmo o resfriado. Procedimento que pode ser feito em casa, aprender como fazer lavagem nasal é fácil e pode ser feito em poucos minutos.

Mulher usando uma squeeze na narina para fazer a lavagem nasal

A lavagem nasal é uma prática de higiene recomendada para todas as idades – Foto: Freepik

O que é a lavagem nasal?

A lavagem nasal consiste em introduzir uma solução salina (soro fisiológico) nas narinas para limpar e umedecer as vias aéreas. Essa solução ajuda a remover o excesso de muco, pólen, poeira e outros elementos irritantes, aliviando a congestão nasal e promovendo a cicatrização das mucosas.

Indicada para pessoas de diferentes faixas etárias, como bebês, crianças, adultos e idosos, a lavagem nasal ajuda na hidratação das mucosas, melhora a respiração e fortalece o sistema imunológico.

Como fazer lavagem nasal?

A limpeza das narinas pode ser feita de diferentes maneiras, a depender do uso de quais substâncias salinas serão utilizadas, aos recipientes escolhidos para aplicar a solução nas vias respiratórias.

Como tudo tem um início, vamos ao primeiro elemento de como fazer  lavagem nasal: o soro a ser inserido nas narinas. Ele pode ser o soro fisiológico encontrado em farmácias e drogarias, uma solução hipertônica ou a tradicional receita feita em casa, como mostraremos a seguir.

Receita para soro fisiológico caseiro

A mistura caseira é bem simples de ser feita e leva os seguintes ingredientes:

  • 250ml de água filtrada ou fervida
  • 1 colher de café rasa de sal
  • 1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio

Com esses itens em mãos é só misturá-los em um recipiente próprio, como copo ou garrafa e transferir a quantidade do líquido desejado para o utensílio que será utilizado para a lavagem nasal.

Mulher usando o aplicador de lavagem nasal

A lavagem nasal pode ser feita com aplicador, seringa, conta-gotas ou lota. – Foto: Freepik

Esses objetos podem ser uma seringa própria para esse uso, irrigador nasal, conta-gotas ou uma lota nasal, que é similar a um bule com um bico alongado, ideal para introduzir a solução salina nas narinas.

Passo a passo de como fazer lavagem nasal

Nos próximos tópicos, iremos mostrar as etapas essenciais de como fazer lavagem nasal:

  • Incline a cabeça sobre a pia: Incline-se levemente para frente e vire a cabeça para o lado oposto ao da narina que irá receber a solução da limpeza.
  • Introduza a solução: Coloque a ponta da seringa ou do irrigador na narina superior e despeje a solução suavemente.
  • Respire pela boca: Enquanto a solução flui pela narina, respire pela boca.
  • Repita o procedimento: Repita o processo na outra narina.
  • Assoe o nariz: Após a lavagem, assoe o nariz suavemente para remover o excesso de solução e muco.

Para realizar o procedimento em bebês, o ideal é deixá-los sentados ou o colo de um adulto responsável. A dosagem recomendada para a lavagem nasal é proporcional a idade, como mostrado a seguir:

  • Bebês até 1 ano: 5mL de soro fisiológico
  • Bebês a partir de 1 ano: Até 10mL de soro fisiológico
  • Crianças entre 2 e 8 anos: 5 a 15 mL de soro fisiológico
  • Crianças a partir de 8 anos e adultos: 10 a 20mL de soro fisiológico

Quando fazer a lavagem nasal?

A lavagem nasal pode ser realizada diariamente, especialmente em ambientes secos ou durante períodos de alergias e resfriados. No entanto, a frequência ideal deve ser definida por um médico.

Mulher gripada sentada no sofá assoando o nariz

A lavagem nasal é uma boa prática para prevenir resfriados e gripes  – Foto: Freepik/ND

Como recomendação, especialistas e profissionais da área indicam a higienização das narinas pela manhã e noite, removendo as impurezas acumuladas pela poluição e hidratando vias áreas em locais áridos.

Diante de um quadro de resfriado ou gripe, a lavagem é mais frequente, de 3 a 4 vezes por dia, sendo um mecanismo utilizado para facilitar a respiração e acelerar a recuperação.

Nos casos de alergias ou infecções crônicas, como a sinusite, a lavagem auxilia a drenar o muco acumulado nos seios da face, aliviando a dor e a pressão.

O que deve ser evitado durante a lavagem nasal

O cuidado é parte essencial ao fazer a lavagem nasal, para que o procedimento não gere machucados ou infecções no interior do nariz. Entre as precauções que devem ser tomadas estão:

  • Evitar usar solução gelada: A água utilizada na preparação da solução salina deve estar em temperatura ambiente ou levemente morna. A água gelada pode causar desconforto e irritação nas mucosas nasais.
  • Não use força: Ao aplicar a solução salina, não exerça muita pressão. A aplicação deve ser suave e gradual para evitar lesões nas mucosas.
  • Esterilize os utensílios: Mantenha os dispositivos utilizados para a lavagem nasal sempre limpos. A falta de higiene pode levar à proliferação de bactérias e causar infecções.
  • Use somente água filtrada ou fervida: Utilize sempre água filtrada ou fervida para preparar a solução salina. A água da torneira pode conter impurezas que podem causar irritação ou infecção.
  • Aplicação suave: Evite introduzir o dispositivo muito profundamente nas narinas. Isso pode causar lesões no septo nasal ou em outras estruturas internas.
  • Intervalo curto entre a lavagem e o uso de corticoides nasais: Se você utiliza corticoides nasais, aguarde pelo menos 15 minutos após a lavagem para aplicá-los.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.