Como preparar seu pet para viagens de verão: dicas para uma jornada segura e tranquila

Se você planejou viagens de verão e não pretende deixar o seu cachorro ou gato para trás, é importante ficar atento a alguns cuidados essenciais. Ao se preparar para uma viagem, você  pensa no seu conforto e segurança durante o trajeto. Com os pets, a atenção, cuidado e o planejamento devem ser os mesmos.

Cachorro com um bilhete na boca e uma mala pronto para realizar suas viagens de verão

Veterinário passa dicas para ter viagens de verão tranquilas com seus pets – Foto: Internet/Reprodução/ND

Dicas para uma viagem de verão tranquila

Antes de qualquer coisa, os animais de estimação devem ser transportados de maneira adequada nos veículos. O veterinário Luís Filipe Buettgen listou as melhores opções para o transporte de pets.

  • Caixas de transporte: a maneira mais conhecida de levar os pets em viagens é utilizando caixas de transporte. Esse método pode ser uma ótima opção para animais ansiosos, deixando-os confortáveis e em um ambiente seguro;
  • Cintos de segurança para os pets: Esses cintos específicos para os companheiros de quatro patas oferecem maior liberdade no veículo, além de garantir a segurança durante o trajeto;
  • Cadeirinhas: a utilização de cadeirinhas para pets é fundamental. Elas são projetadas para animais de porte pequeno e oferecem segurança e conforto nos passeios.

Caixas de trasporte são o meio mais conhecido para levar os pets - Freepik/Reprodução/ND

1
3

Caixas de trasporte são o meio mais conhecido para levar os pets – Freepik/Reprodução/ND

Cintos especiais para pets podem dar liberdade e conforto para os animais - Internet/Reprodução/ND

2
3

Cintos especiais para pets podem dar liberdade e conforto para os animais – Internet/Reprodução/ND

As cadeirinhas são opções de trasporte para pets de porte pequeno - Internet/Reprodução/ND

3
3

As cadeirinhas são opções de trasporte para pets de porte pequeno – Internet/Reprodução/ND

Além dos transportes, cachorros e gatos possuem diferentes formas de adaptação durante as viagens de verão.

Cachorros

Segundo Luís Filipe, os cães tendem a enjoar mais que os felinos, principalmente durante as longas viagens de verão. Para solucionar esse problema, uma opção é manter o cão em jejum antes do trajeto, deixando ele menos propenso a ficar enjoado no veículo.

É possível também administrar um antiemético, medicação específica para enjoo, sob orientação veterinária antes da aplicação.

Gatos

Apesar de não sofrerem frequentemente com enjoos, os gatos podem ficar estressados durante os passeios. A melhor alternativa para evitar esse incômodo é levá-los em caixas de transporte, pois esses animais gostam de ficar mais “entocados” e a caixa proporciona isso.

O que fazer caso o pet fique mal?

Segundo o veterinário, é importante ficar atento aos sinais que os pets podem apresentar durante as viagens de verão. O sinal mais comum que cães e gatos costumam demonstrar é a hipersalivação, ou seja, aumento de saliva.

“O mais comum seria a hipersalivação. Nesse caso, ele está apenas enjoado. Ao chegar no destino, ou mesmo parar o carro para passear um pouco, já atenua os efeitos”, comentou. Qualquer outro sinal mais grave que o animal possa apresentar deve ser encaminhado para a análise de um veterinário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.