Psyllium, o que é esse suplemento natural e como ele funciona

Fibra solúvel que aumenta a sensação de saciedade e ajuda no emagrecimento, o psyllium é um suplemento que cada vez mais faz parte de dietas saudáveis. Para entender o que é o psyllium, precisamos fazer uma viagem ao exterior, mais especificamente para as regiões do hemisfério norte.

Imagem da planta do psyllium, com flores brancas que formam uma espiga

Psyllium, o que é: extraída da semente da Plantago ovata, a fibra natural é sucesso nas dietas – Foto: Reprodução

Psyllium: o que é e suas origens

Extraída a partir da casca da semente da planta Plantago ovata, o pysllium é uma fibra natural nativa da Ásia, norte da África e da parte mediterrânea da Europa.

Essa planta medicinal produz pequenas flores brancas, que se agrupam em formato de espigas. Sua denominação está relacionada a semelhança da semente com as pulgas, que é em grego é psyllas, daí o nome.

Usada por árabes e indianos em suas receitas, o psyllium é uma fibra que pode ser utilizada nos processos de panificação ou ser ingerida como um medicamento beneficial para o sistema digestivo.

Seu consumo é normalmente feito na forma de pó, que possui alta facilidade de diluição, virando um gel nutritivo e com alto poder de gerar saciedade no corpo humano. Também comercializado como um suplemento, a fibra também pode ser ingerida por meio de cápsulas.

Colher de cerâmica com farelo de psyllium em primeiro plano com uma tigela cheia da fibra em segundo plano

O psyllium pode ser comercializado na forma de farelos ou cápsulas – Foto: Reprodução

Quais as propriedades do psyllium?

O psyllium se tornou famoso por ser uma fonte de fibras naturais e auxiliar no sistema digestivo e no metabolismo do corpo humano, auxiliando no emagrecimento.

Basicamente, a composição do psyllium é:

  • 55% de fibras
  • 20% de carboidratos
  • 15% de proteínas
  •  5% de lípidios (gorduras)
  •  3% de minerais

Por tais características, o alimento é amplamente benéfico para o organismo, melhorando a vitalidade, a saúde cardiovascular e no controle de doenças crônicas.

Por que é o psylium é fonte de fibras?

O psyllium pode ser classificado como um prebiótico, ou seja, uma fibra solúvel que não é digerida pelo corpo humano e serve de alimento pelas bactérias benéficas do intestino, contribuindo para a digestão e regulação da flora intestinal.

Quando entram em contato com a água, as fibras do psyllium ganham um aspecto viscoso, tornando essa mistura em um líquido que pode ser ingerido antes das refeições, de 2 a 3 vezes por dia.

Com isso, o psyllium dá sustento e inibe o apetite, ajudando na perda do peso. Uma vez que a maioria das fibras do suplemento passa intacto pelo processo de digestão, elas ajudam no controle do colesterol e da diabetes, bem como a promoção da saúde intestinal.

Corpo de uma mulher com o desenho do sistema digestivo na pele do abdomem

O psyllium ajuda a regular a flora intestinal e aliviar sintomas da constipação – Foto: Reprodução/ND

Quais os benefícios do psyllium?

Servindo como um complemento para a alimentação saudável, o psyllium impacta positivamente diversos sistemas do corpo humano. Suas principais ações são voltadas ao sistema digestivo, porém sua atuação é mais ampla.

Bastante procurado por quem deseja reduzir medidas, a fibra oferece a sensação de saciedade, bem como aumenta a disposição.

Essencial para o trato intestinal, a planta alivia os sintomas da constipação e alivia infecções e inflamações no órgão.

A abundância de fibras diminui a absorção da glicose, controla os níveis do açúcar no sangue e reduz a quantidade do LDL, colesterol ruim do corpo.

Por fim, como não possui glúten em sua composição, o psyllium é uma alternativa para intolerantes ou alérgicos à proteína, possibilitando a incorporação da semente a uma dieta equilibrada e saudável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.