Como fazer a lavagem nasal em bebês com cuidado e segurança

A lavagem nasal em bebês é a forma mais recomendada de desobstruir as vias respiratórias, oferecendo alívio e limpeza para os pequenos.

Bebê asiático no colo de uma mulher que faz lavagem nasal na criança com auxilio de uma seringa

A lavagem nasal é uma maneira prática de higienizar as vias respiratórias dos pequenos – Getty Images/ND

Realizar essa prática na primeira infância é importante, pois além de proteger as crianças de infecções virais e bacterianas, facilita o ato de mamar e respirar dos bebês.

O que é a lavagem nasal em bebês

A lavagem nasal em bebês é a melhor forma de remover as secreções e crostas existentes nas narinas da criança, dando a melhor condição para que os pequenos respirem com facilidade.

Além disso, é a maneira mais simples de realizar a higiene dos bebês, já que eles ainda não conseguem assoar o nariz para remover as impurezas.

Com a lavagem nasal em bebês, os pais e cuidadores previnem a recorrência de gripes e resfriados, ajudam no sono da criança e na amamentação, já que as vias nasais estão livres para o ar circular sem esforço.

A partir de quando é recomendado fazer lavagem nasal em bebês?

Uma dúvida bastante comum para pais e tutores é sobre quando iniciar a lavagem nasal em bebês, bem como a quantidade de vezes que o procedimento deve ser feito nessa fase de desenvolvimento.

A prática é tão estimulada por especialistas da área que a Sociedade Brasileira de Pediatria criou um Guia Prático de Lavagem Nasal, trazendo um histórico da prática, seus benefícios e modos de aplicação.

Pediatras e otorrinos recomendam a realização da lavagem nasal em bebês em qualquer fase, desde quando eles são recém-nascidos, pois é uma forma de garantir a limpeza das narinas e facilitar a respiração dos nenéns.

Bebê recem-nascido deitado no colo de um adulto

Bebês recém-nascidos podem fazer a lavagem nasal com dosagem controlado – Foto: Pixabay

Como a lavagem é feita em casa, os pais e cuidadores precisam se atentar a cuidados básicos, como a posição do bebê durante do procedimento, o uso de utensílios para a lavagem adequados, a higiene básica e o uso controlado da substância fisiológica para a limpeza.

O ideal é que a lavagem nasal em bebês seja realizada de 1 a 3 vezes por dia, principalmente durante estações com maior probabilidade de contração de infecções e alergias respiratórias, como o inverno e primavera.

Os períodos do dia que a lavagem nasal nos bebês é aconselhada são pela manhã, logo ao acordar, para a remoção das secreções noturnas; antes de dormir, para que os pequenos consigam respirar livremente e antes da amamentação, para ajudar o bebê a sincronizar a deglutição com a respiração.

Qual a forma correta de fazer lavagem nasal no bebê?

A lavagem nasal em bebês requer uma série de cuidados, para deixar a criança o mais confortável possível durante o procedimento.

Com a prática, é natural que os pais encontrem a posição mais adequada para realizar o processo, bem como os melhores objetivos para realizar a limpeza.

Antes de trazer o passo a passo, é importante relembrar de ao contrário da lavagem nasal em adultos ou crianças mais velhas, a substância a ser aplicada com os bebês deve ser o soro fisiológico vendido em farmácias, pois ele é mais suave que a versão feita em caseira e não irá machucar a mucosa dos nenéns, que é mais sensível.

Agora, saiba qual é a forma correta de fazer lavagem nasal em bebês:

  1. Posicione a criança sentada, junto a uma manta, para que ela se sinta o mais confortável possível.
  2. Evite utilizar recipientes pontiagudos para realizar o procedimento, prefira conta-gotas ou seringas adaptados para a faixa etária.
  3. Separe toalhas de rosto e lenços umedecidos, para auxiliar na limpeza do muco e secreções. Incline a cabeça e tronco da criança levemente para a frente, facilitando a inalação do soro.
  4. Com delicadeza, insira o recipiente aplicador do soro em uma das narinas, aplicando a solução com cautela e de forma contínua, para que as impurezas saiam aos poucos pela outra narina.
  5. Ao notar que a obstrução nasal ainda continua, repita o processo para a limpeza ser completa.

A dosagem de soro fisiológico administrada na lavagem nasal dos bebês é proporcional a idade da criança. Até o terceiro mês, o indicado é utilizar no máximo 5ml, já a partir do sexto mês, a quantidade de soro pode ser de 20ml.

Com o passar dos anos, a criança vai se acostumando com a lavagem nasal e adquirem confiança para auxiliar os pais nessa tarefa de higiene.

Sempre com a supervisão de um adulto responsável, o ideal é que a partir dos 7 anos, a limpeza pode ser feita pela própria criança, segundo a Abope (Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica).

Quais os benefícios da lavagem nasal em bebês?

A lavagem nasal é bastante importante para bebês, pois auxilia na prevenção de doenças respiratórias, um exemplo é em casos de rinite alérgica, com a limpeza tendo papel fundamental na remoção de substâncias que participam do processo inflamatório.

O procedimento também alivia a mucosa nasal diante da poluição e do ar seco, dando mais conforto ao respirar, o que consequentemente contribui para a melhor qualidade do sono e na amamentação.

Mulher com semblante calmo próxima a uma janela amamentando seu bebê

A lavagem nasal em bebês gera inúmeros benefícios, inclusive na amamentação. – Foto: Freepik/ND

Isso sem falar que a lavagem constante diminui o número de gripes e resfriados, bem como a gravidade dessas doenças nas crianças.

Mitos da lavagem nasal em bebês

Por diferentes razões, é comum se deparar na internet com mitos e fake news sobre a higiene nasal dos pequenos. Esses tabus acabam por se espalhar e alertar erroneamente pais e cuidadores que ficam indecisos se devem ou não fazer a limpeza.

Separamos a seguir os mais comuns:

“A lavagem nasal machuca o bebê”

É natural que inicialmente o bebê sinta um pequeno desconforto, mas isso é substituído pela desobstrução das vias áreas e qualidade da respiração dos pequenos. Se a limpeza é feita como o soro 0,9% e a técnica adequada, não há com o que se preocupar.

“Causa infecções se feita com frequência”

Ao contrário, a lavagem nasal em bebês ajuda a prevenir infecções ao remover secreções e evitar o acúmulo de bactérias e vírus.

“Só deve ser feita quando o bebê está doente”

A lavagem nasal é uma medida preventiva, que ajuda a manter as vias aéreas limpas e hidratadas, especialmente em ambientes secos ou poluídos.

 “Pode viciar o uso de soro”

A verdade é que o soro fisiológico não contém medicamentos ou substâncias que causem dependência.

“A lavagem nasal é perigosa e pode ir para os pulmões”

Quando feita com a técnica correta, o soro segue pelo trato respiratório superior e sai pela outra narina ou pela boca, sem risco para os pulmões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.