Remédios vetados: por que França proibiu venda de paracetamol e outros antigripais sem receita

Oito medicamentos, utilizados no tratamento de gripes e resfriados, entraram lista de produtos considerados perigosos pela ANSM (Agência Nacional de Segurança de Medicamentos) da França. Agora, a venda de paracetamol e ibuprofeno, por exemplo, será controlada e só poderá ser realizada mediante receituário médico. A decisão passou a valer nessa quarta-feira (11).

Venda de paracetamol e outros sete medicamentos passa a ser proibida, sem receita médica, na França

Venda de paracetamol e outros sete medicamentos passa a ser proibida, sem receita médica, na França – Foto: Freepik/ ND

Segundo informado pela RFI (Radio France Internationale), as autoridades de saúde da França alegam que os fármacos possuem a substância ativa pseudoefedrina em sua fórmula, que pode causar efeitos colaterais graves com uso recorrente.

Venda de paracetamol e outos sete medicamentos precisará de receita médica

A ANSM considera que “a possibilidade de obter estes medicamentos sem aconselhamento médico representa um risco muito grande para os pacientes“, considerando “as inúmeras contraindicações, precauções de utilização e efeitos colaterais conhecidos da pseudoefedrina e a natureza benigna do resfriado comum”.

pseudoefedrina é um descongestionante indicado para tratar gripes, resfriados, sinusite ou rinite alérgica – Foto: Freepik/ ND

A pseudoefedrina é um descongestionante indicado para tratar gripes, resfriados, sinusite ou rinite alérgica, que pertence à classe das fenetilaminas e anfetaminas. A substância ajuda a aliviar sintomas como coriza ou obstrução nasal. “Pedimos aos médicos que avaliem cuidadosamente a relação benefício/risco para cada paciente antes de prescreverem um destes medicamentos”, disse a entidade.

Dentre os efeitos colaterais da pseudoefedrina, estão AVCs (acidentes vasculares cerebrais) e ataques cardíacos. A chegada do inverno no hemisfério norte aumenta a venda de paracetamol e similares, motivo pelo qual as autoridades francesas de saúde decidiram por limitar a comercialização.

A pseudoefedrina é um descongestionante indicado para tratar gripes, resfriados, sinusite ou rinite alérgica – Foto: Freepik/ ND

Outros medicamentos restritos

Além da venda de paracetamol e ibuprofeno, a lista de medicamentos que deverão contar com receita médica para ser vendidos, também inclui Actifed Rhume, Dolirhume Paracétamol, Humex Rhume, Nurofen Rhume e Ibuprofène/Pseudoéphédrine. Os fármacos são comuns na França.

*Com informações da RFI.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.