Estudantes e professores da UFSC participam de programa de missão acadêmica em Angola

Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSC em Cáala, Angola. Fotos: Divulgação.

Estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram de um programa de missão acadêmica em Angola, entre 19 e 29 de novembro. O Programa Mestrado Fora da Sede (Minter) oferta um mestrado interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e do Instituto Superior Politécnico da Caála (ISPCaála).

A ação incluiu aulas, orientação personalizada e defesas públicas dos Exames de Qualificação de Mestrado (EQM) dos candidatos. Durante a primeira semana, os professores orientaram a elaboração dos EQM e atividades de docência. Na segunda semana, os professores ajudaram na criação de slides, gráficos e diagramas, além de supervisionarem a prova de proficiência em inglês.

As prévias das defesas ocorreram no dia 28 de novembro, com feedback detalhado para aperfeiçoamento das apresentações. As defesas ocorreram no dia 29, destacando o comprometimento acadêmico e a dedicação dos envolvidos. Participaram os professores Carina Friedrich Dorneles e Ronaldo dos Santos Mello, e os estudantes Alberto Gideão, Jouson Barreto, José Silvestre e Gerson Galante, cujas apresentações foram avaliadas por bancas compostas por professores da UFSC e de instituições externas.

A missão consolidou-se como um marco na qualidade e fortalecimento do Programa de mestrado, promovendo impacto social ao contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados em Angola, fortalecendo a cooperação acadêmica internacional e impulsionando o desenvolvimento científico no país.

Minter PPGCC-UFSC/ISPCaála

Programa vai proporcionar a formação dos primeiros mestres em Ciência da Computação qualificados em território angolano.

O Mestrado Fora da Sede do PPGC é um projeto de cooperação entre a UFSC e o ISPCaála para formação de recursos humanos na área de Ciência da Computação. Com 7700 estudantes, o ISPCaála ministra vários cursos de formação superior em diferentes especialidades. A oferta de turma de mestrado para o instituto é de extrema relevância social e econômica, tanto para a instituição receptora quanto para a instituição promotora, resultando na interação e promoção do desenvolvimento científico e tecnológico.

O Minter em Ciência da Computação amplia o potencial de geração de recursos humanos nesta área estratégica, melhorando as condições sociais e econômicas dos estudantes do instituto. O programa também vai proporcionar a formação dos primeiros mestres em Ciência da Computação qualificados em território angolano.

O programa de mestrado foi firmado em 2012 e está dentro do contexto dos PCIs da Capes, projetos nacionais ou internacionais que implementam turmas temporárias de mestrado (Minter) e/ou de doutorado (Dinter) podendo ser acadêmicos ou profissionais, conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu nacional, nas dependências de uma instituição receptora.

Mais informações na página do PPGCC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.