5 marcas de arroz ‘contaminadas’ que você deve evitar

Uma investigação revelou preocupações com a presença de pesticidas em diversas marcas de arroz encontradas nos supermercados. Esse alimento pode conter substâncias prejudiciais à saúde. Na França, onde o consumo médio é de 6 kg por pessoa anualmente, marcas como Taureau Ailé, Ben’s e Lustucru lideram o mercado.

Imagem ilustrativa de arroz

Imagem ilustrativa de arroz – Foto: Freepik/Reprodução/ND

40 tipos de arroz

A pesquisa revelou que mais de um terço das amostras de arroz estavam contaminadas com pesticidas, sendo o arroz basmati não orgânico o mais afetado.

Outro achado preocupante foi a presença de arsênico inorgânico, substância tóxica quando em níveis elevados, especialmente em arroz de grão longo e arroz de Camargue.

A pesquisa também revelou a presença de aflatoxinas, substâncias produzidas por fungos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos.

Marcas de arroz com maior contaminação

A pesquisa classificou diversas marcas com notas baixas, com destaque para o arroz basmati das marcas Basmati Origine Penjab de U, Vivien Paille Basmati e Ben’s, que obtiveram 8 pontos em 20. Já o arroz de Camargue da marca Pouce (Auchan) recebeu uma nota de 6,5.

Vale lembrar que os dados da reportagem são referentes aos países europeus e não ao Brasil.

Imagem ilustrativa de arroz

Imagem ilustrativa de arroz – Foto: Canva/Divulgação/ND

Recomendações para consumidores

Para minimizar os riscos à saúde, especialistas orientam os consumidores a preferirem arroz orgânico e local, que tendem a apresentar menores níveis de contaminação. Além disso, é fundamental ler atentamente as etiquetas e optar por marcas certificadas, buscando garantir uma alimentação mais segura e saudável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.