Expectativa no ar: quando vai ser pago o adiantamento do 13º salário de aposentados?

O governo federal ainda não decidiu se vai optar pelo adiantamento do 13º salário de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Desde 2020, o governo opta pelo adiantamento. A expectativa é que as datas sejam divulgadas em breve.

Governo ainda não definiu se vai adiantar o pagamento do 13º salário de aposentados  - Foto: Freepik/ND

Governo ainda não definiu se vai adiantar o pagamento do 13º salário de aposentados  – Foto: Freepik/ND

Em 2024, o anúncio da antecipação do 13º salário de aposentados foi feito na primeira quinzena de março. A primeira parcela foi paga em abril e a segunda, em maio.

Neste ano, se o calendário não for antecipado, os pagamentos deverão ser feitos em agosto e em novembro.

Quem tem direito ao 13º salário de aposentados?

Não são todos os beneficiários que têm direito ao 13º de aposentados, já que alguns benefícios assistenciais seguem regras diferentes dentro do sistema previdenciário. Terá direito quem recebeu durante o ano um desses benefícios:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

Calendário de pagamentos

A ordem dos pagamentos depende do algarismo final do seu número do INSS e do valor que você recebe. Quem ganha até um salário mínimo recebe os pagamentos primeiro.

Calendário do INSS em 2025 - Foto: Divulgação/INSS/ND

Calendário do INSS com os pagamentos previstos para 2025 – Foto: Divulgação/INSS/ND

Como conferir o dígito verificador?

O calendário do INSS leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Para quem ganha até o mínimo, o calendário começa no benefício com final 1. Para os que recebem acima desse valor, o calendário inicia com benefícios terminados em 1 e 6. Posteriormente, são pagos os finais 2 e 7.

O calendário também pode ser acessado na sua versão em PDF, disponível no site do órgão, ou através do aplicativo Meu INSS, disponibilizado na Playstore para Android e na Appstore para iOS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.