Partido NOVO quer análise minuciosa ao programa Universidade Gratuita

Se de um lado o vento sopra forte a vela do barco que leva o projeto da Universidade Gratuita à aprovação, o que pode reduzir o tempo do debate deste tipo de proposta na Assembleia Legislativa, de outro aparecem os primeiros questionamentos. Um deles é do deputado estadual Matheus Cadorin (NOVO). De gabinete e conduta do partido sugere cautela.

Deputado estadual Matheus Cadorin aponta três aspectos que defende sejam melhor avaliados no projeto Universidade Gratuita. – Foto: Divulgação

São questionados basicamente três pontos. O primeiro é que se assegure ao aluno a liberdade da escolha, ou seja, sugerindo que o recurso seja destinado ao CPF do beneficiado e não ao CNPJ o que torna o aluno conduzido tanto na escolha da instituição quanto no curso.

Outro ponto defendido pelo partido é o livre mercado, o que segundo o deputado Cadorin aparenta prejudicado quando o governo direciona estes recursos a um determinado segmento das universidades.

O terceiro ponto anotado pelo deputado é que haja garantia de que o programa não signifique qualquer prejuízo ao ensino médico e técnico, atribuições do Estado conforme estabelece a Constituição.

O projeto Universidade Gratuita chegou à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (16). A pretensão do governo é aprová-lo a tempo de iniciar os atendimentos já em agosto, no segundo semestre deste ano, o que seria o cumprimento de promessa do governador Jorginho Mello.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.